Petrobras pediu reajuste de combustível, afirma Lobão

Tamanho da Letra:

A Petrobras tem reiterado os pedidos de reajuste nos preços dos combustíveis, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Segundo ele, o governo reconhece haver defasagem em relação ao preço internacional, porém isso não quer dizer que o pedido será atendido.

A Petrobras tem reiterado os pedidos de reajuste nos preços dos combustíveis, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Segundo ele, o governo reconhece haver defasagem em relação ao preço internacional, porém isso não quer dizer que o pedido será atendido.

Na segunda-feira, o diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras, Almir Barbassa, afirmou que espera um aumento do nível de alavancagem da companhia até o fim do ano. Segundo ele, essa previsão deve ocorrer em condições estáveis do mercado, porém, se houver aumento dos preços dos combustíveis no mercado nacional, a alavancagem pode não crescer.

Lobão ressaltou que a decisão passa necessariamente pelo Ministério da Fazenda. Ele disse que, além das avaliações de impacto econômico da medida, o ministro Guido Mantega é o presidente do conselho de administração da estatal.

Ao ser questionado sobre a iniciativa de lideranças do PMDB de abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), em resposta às denúncias de envolvimento de integrantes do partido em supostas irregularidades de contratos da Petrobras, Lobão ressaltou que essa é uma prerrogativa do Congresso Nacional que não caberia a ele comentar. Ele reforçou que a CPI é uma “instituição” legítima do Legislativo. “Isso diz respeito à autonomia do Compresso Nacional. Ministro de Estado não deve opinar sobre isso”, disse Lobão.

Ao ser indagado se haveria alguma incoerência no fato de o partido acusado de envolvimento nas irregularidades ser o mesmo responsável pelas investigações, o ministro saiu em defesa da legenda. “O PMDB não está envolvido [no caso], cujo denunciante, pelo que eu sei, desfez as denúncias.”

Em reportagem da revista “Época”, publicada neste fim de semana, integrantes do PMDB foram apontados como participantes de um esquema de obtenção de recursos obtidos em contratos internacionais firmados com a Petrobras. A revista informa que cerca de US$ 8 milhões teriam sido repassados para a campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010.

Fonte: Valor Econômico

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900