Para 84% dos motoristas, celular é a principal distração ao volante

Tamanho da Letra:

 

 

Pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) com 1.020 pessoas — entre pedestres e motoristas —, no Rio de Janeiro e em São Paulo, revela que, para 84% dos entrevistados, o celular é a principal distração ao volante. Mas existem outras: mudar a estação de rádio ou faixa de CD, ouvir música alta, fumar, ficar muito próximo do veículo da frente, prestar atenção a anúncios, pedestres ou ciclista na beira da via.

O estudo conclui que os autores em potencial têm conhecimento do risco que a conduta distraída gera e, ainda assim, não evitam o comportamento. Nesse cenário, “somente um choque de ordem e uma contínua campanha de alerta poderá fazer com que as pessoas se conscientizem”, aponta a pesquisa. Entre as consequências da falta de atenção, os entrevistados citaram o risco de colisão com o carro da frente, o atropelamento de pedestres, a não percepção de buracos, quebra-molas e sinalizações na via e o atropelamento de um animal. Entre os 554 motoristas entrevistados, 48% admitiram ter passado por uma situação de risco ao volante em função da falta de atenção

Fonte: Correio Braziliense

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900