Uma casa na praia ou no campo, uma grande viagem, ou outra coisa que sempre quis. A aposentadoria pode ser o momento ideal para realizar sonhos. E, para ver o sonho se tornar realidade, os especialistas concordam: é fundamental planejar-se.
Uma casa na praia ou no campo, uma grande viagem, ou outra coisa que sempre quis. A aposentadoria pode ser o momento ideal para realizar sonhos. E, para ver o sonho se tornar realidade, os especialistas concordam: é fundamental planejar-se.
"Todas as pessoas, de acordo com a realidade de suas vidas, podem trabalhar para conquistar o que sonham, mas é preciso planejamento. Você só realiza seus sonhos se poupar e se planejar", afirma a consultora Rosa Maria Paulino, da Futuro Sob Medida, consultoria de planejamento de vida para a aposentadoria, carreira e finanças.
Rosa explica que as pessoas precisam assumir a responsabilidade de organizar e pensar o futuro. Atualmente isso é ainda mais importante que há alguns anos, já que a expectativa de vida é maior e as pessoas vivem mais.
Quanto mais cedo, melhor
Para que o planejamento garanta a realização dos sonhos, o ideal é começar a poupar no início da vida ativa. Entretanto, Rosa afirma que, segundo pesquisas, as pessoas só começam a pensar em aposentadoria aos 33 anos, em média.
"O tempo é muito importante para o acumulo de dinheiro. Quanto mais tempo o dinheiro está guardado e investido, mais ele vai render, já que incidem juros sobre juros. Com o passar dos anos, há um impacto muito forte no montante final do dinheiro", ressalta.
A coach Carla Brocchieri reitera: quanto antes começar a poupança de recursos, mais fácil será a realização dos sonhos. "Se o objetivo for definido cedo, mais tempo se tem para preparar e economizar. Mas mesmo se o objetivo surgir em um momento mais próximo da aposentadoria, é possível tentar se organizar para realizar o sonho. Nunca é tarde", afirma.
Certeza dos objetivos
Para Carla, um passo importante na hora de buscar a realização de um sonho é saber o que quer e ter a certeza de que deseja mesmo realizar aquele sonho. A partir daí, é necessário colocar o objetivo em mente. Só assim, segundo a consultora, é possível medir a importância dele na vida para ter força de vontade e não desanimar.
"Para realizar os sonhos, muitas vezes temos de abrir mão de algumas coisas, e na aposentadoria pode não ser diferente. Por isso, é preciso ter consciência de quanto dinheiro é necessário para realização do sonho, e quanto deverá ser poupado a cada mês ou ano. Isso pode ser feito colocando os gastos na ponta do lápis e a data prevista para realização", alerta Carla.
Mais PREVI
Para ler outras matérias sobre aposentadoria, clique aqui e acesse a página do Mais PREVI. O Programa de Educação Financeira e Previdenciária da PREVI disponibiliza aqui no site conteúdos relevantes para subsidiar o planejamento e as decisões individuais.
O espaço do Programa reúne, além de textos, informações em áudio e vídeos e links úteis. Navegue por lá e veja conteúdos sobre seu plano de benefícios, preservação do salário de participação, tributação, previdência oficial e outros assuntos que fazem diferença para o seu futuro.