Com o Dia Internacional do Amigo, comemorado em 30 de julho desde 2011, ONU chama o mundo para celebrar a amizade.
Com o Dia Internacional do Amigo, comemorado em 30 de julho desde 2011, ONU chama o mundo para celebrar a amizade.
Uma recente discussão ganhou importância na agenda mundial e foi tema de uma resolução publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O texto, publicado em 27 de abril de 2011, trata da “cultura de paz”, e é assinado por dezenas de países – como Argentina, Austrália, Espanha, Turquia, Reino Unido e Brasil - e marca a comemoração do Dia Internacional da Amizade para 30 de julho.
“Nobre e valoroso sentimento”
A data foi criada pelas Nações Unidas por uma série de fatores. “Reconhecendo a relevância e a importância da amizade como um nobre e valoroso sentimento na vida dos seres humanos através do mundo e tendo em mente que a amizade entre pessoas, países e culturas pode ser a inspiração para esforços de paz, representando uma oportunidade de união entre comunidades”, afirma o texto.
Ainda de acordo com o documento, a amizade pode contribuir para os esforços da comunidade internacional em promover o diálogo entre as sociedades, além da solidariedade, respeito e reconciliação. O objetivo da ONU é envolver os líderes mundiais do presente e do futuro em atividades que promovam o respeito entre as diferentes culturas.
Influências na profissão e na vida
Segundo a psicóloga Daniela Demski Adário, a proximidade de pessoas que nos fazem bem é extremamente positiva, e pode ajudar a ter sucesso na carreira e até mesmo trazer benefícios para a saúde. Ela explica que a segurança proporcionada pelas palavras de um bom amigo ajuda a suportar as pressões emocionais e profissionais.
A psicóloga lembra que, nos últimos anos, mudaram as percepções sobre os laços de amizade. O afeto dos amigos se tornou uma espécie de refúgio para os problemas familiares ou profissionais, e isso fez com que o conceito de amizade fosse ampliado.
“Ter amigos para se divertir, para fazer coisas juntos, trocar experiências e conselhos tornou-se algo extremamente desejável. Eles são importantes porque funcionam como uma válvula de escape. Lidar com coisas profundas o tempo todo é pesado demais”, completa Daniela.
Formação de caráter
De acordo com a psicóloga, os amigos da vizinhança, do colégio ou do bairro são tão fundamentais na formação do caráter de uma criança quanto a escola e a família. As amizades são uma referência importante na formulação de uma maneira própria de ver o mundo e de enfrentar situações novas.
“Toda criança ou adolescente chega a uma fase em que é preciso se libertar um pouco da influência direta dos pais e estabelecer diálogos com seus pares. Nesse período de busca pela autonomia, os amigos passam a ser o principal ponto de apoio. Jovens costumam viver em grupos, compartilhar penteados, opiniões ou a maneira de se vestir. Claro que, dependendo do grupo, essa influência pode ser negativa, mas de forma geral é saudável na estruturação da personalidade de um futuro adulto”, completa a psicóloga.