Registrar entradas e saídas de dinheiro é uma das melhores medidas para garantir tranquilidade e saúde financeira. A organização dos números garante controle e evita sustos. E, para facilitar o dia a dia, que tal fazer esse controle com algo que está sempre à mão? Alguns aplicativos - inclusive gratuitos - permitem fazer isso pelo smartphone.
O consultor financeiro Rogério Nakata, do site Economia Comportamental, destaca que essas ferramentas podem ser excelentes aliadas de quem quer estabelecer uma rotina de controle dos gastos. "Os aplicativos, em geral, vieram para facilitar a vida e oferecer agilidade. Com a economia pessoal não é diferente. Eles tornam os processos mais rápidos e ágeis", afirma.
Segundo o consultor, porém, é preciso levar a sério a iniciativa de controlar os gastos. "Trata-se de uma ferramenta importante, mas que só terá efeito caso o usuário adote uma postura visando adequar seus gastos a seus ganhos. Não podemos fazer com que o aplicativo se torne uma mera ferramenta para lançamento de dados, é preciso interpretá-los", alerta.
A interpretação dos dados pressupõe fazer com que os gastos não superem as entradas. Com os aplicativos, todo dinheiro que sai deve ser registrado, assim como as entradas. Com isso, é possível identificar e fazer os ajustes necessários, caso haja um desequilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta.
Entre os aplicativos disponíveis gratuitamente está o Jimbo Mobile, desenvolvido e oferecido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Criado como uma extensão de programa já existente para computadores, está à disposição dos usuários de smartphones com sistema operacional Android.
Segundo o diretor de educação financeira da Febraban, Fábio Moraes, a entidade avalia que a maior dificuldade das pessoas em controlar os gastos está relacionada aos do dia a dia, os pequenos gastos, justamente por serem valores baixos. Por isso, o Jimbo permite a inclusão de gastos de pequeno porte, como um cafezinho ou uma pequena lembrança comprada para alguém.
Após baixar o aplicativo, o usuário deve clicar em "novo lançamento" para registrar cada gasto. Ao acionar a opção "visualizar lançamentos", verificará quanto foi gasto por dia. Também é possível enviar os dados para o computador, caso a pessoa também utilize a versão para as máquinas.
O Jimbo Mobile já teve dezenas de milhares de downloads na loja de aplicativos do Android, a Google Play (play.google.com). E, na avaliação dos usuários, tem nota 4,2, em um máximo possível de 5. Além dele, também estão disponíveis outros Apps gratuitos para controle de gastos, como o Meu Dinheiro Mobile e o Finance (estes dois disponíveis tanto para Android quanto para iOs, o sistema operacional dos diversos modelos de iPhone).
Você também encontra outras opções na loja virtual de seu aparelho. É importante apenas lembrar que como se trata de gestão de dinheiro, é imprescindível checar a confiabilidade do aplicativo baixado, especialmente se sugerir interação com o banco.
Para ler outras matérias da coluna Saúde Financeira, acesse a página do Mais PREVI. O Programa de Educação Financeira e Previdenciária da PREVI disponibiliza aqui no site conteúdos relevantes para subsidiar o planejamento e as decisões individuais.
O espaço do Programa reúne, além de textos, informações em áudio e vídeos e links úteis. Clique aqui, navegue pela página e veja também conteúdos sobre seu plano de benefícios, preservação do salário de participação, tributação, previdência oficial e outros assuntos que fazem diferença para o seu futuro.
|