Governo vai recompor parte do IPI para móveis e linha branca

Tamanho da Letra:

 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira uma nova fórmula de recomposição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente na linha branca e móveis. As novas alíquotas serão válidas até setembro.

 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira uma nova fórmula de recomposição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente na linha branca e móveis. As novas alíquotas serão válidas até setembro.

O IPI de móveis, linha branca, painéis, laminados, luminárias e papel de parede retornaria para o patamar original a partir da segunda-feira, dia 1º de julho. Mas depois de reunião com representantes do setor, Mantega apresentou um novo cronograma de recomposição de alíquotas. Os IPIs ficarão em uma faixa intermediaria até setembro.

Conforme o anúncio do ministro, as alíquotas não serão completamente recompostas. No caso dos móveis, o IPI subiria de 2,5% para 5%, mas com a decisão de hoje, subirá para 3%.

No caso do fogão, o IPI sobe de 2% para 3%, não retornando, assim, aos 4%, originais. Para o tanquinho, o imposto sai de 3,5% para 4,5%; refrigeradores sai de 7,5% para 8,5%.

Segundo Mantega, o setor vai procurar absorver esse aumento de modo que o preço não se eleve para o consumidor.

O ministro esteve reunido com representantes desses setores na manhã de hoje. Após o encontro, a empresária Luiza Helena Trajano, disse que o sentimento do setor era de que não haveria nova prorrogação de IPI reduzido para esses segmentos. No entanto, um “meio termo” poderia ser atingido, com as alíquotas permanecendo em um patamar abaixo da recomposição total.

Prazo

De acordo com Mantega, as alíquotas “provavelmente” serão elevadas até seu patamar ‘normal’ em setembro.

No entanto, o ministro não quis se comprometer, falando que “em setembro vamos ver”. “A ideia é a recomposição, mas podemos calibrar isso dependendo da arrecadação, do desempenho do setor e da inflação”.

Fonte: Valor econômico 

 

 

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900