Retrospectiva com 30 filmes ilumina a obra do diretor russo Alexander Sokurov

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Basta resgatar o longa Arca russa  (2002) para captar a ousadia do cineasta Alexander Sokurov. Marco da sétima arte, o filme de 90 minutos condensa 2 mil atores, três orquestras ao vivo e 300 anos de Rússia em um único plano contínuo, o mais longo da história docinema. O título integra a mostra Sokurov – Poeta Visual, exibida a partir desta terça-feira (11/6), no CCBB Brasília, reunindo 30 filmes do maior representante do cinema russo contemporâneo. As sessões se distribuem nos períodos vespertino e noturno, com entrada franca, até o próximo dia 30. 

Ombreado em exuberância, Fausto (2011) é outro destaque — e um bom cartão de visitas para o trabalho do diretor. Baseado na obra homônima do alemão Johan Wolfgang Goethe (1749-1832), pilar da literatura mundial, o filme levou o Leão de Ouro em Veneza, com mérito indiscutível, tanto pela estética de qualidade perturbadora, quanto pelos diálogos de potência filosófica. Sendo seu filme mais recente, fecha a Tetralogia do Poder, iniciada com três personagens cruciais da história: Hitler (em Moloch, de 1999), Lênin (em Taurus, de 2001) e o príncipe japonês Hirohito (em O sol, de 2005). 

Basta resgatar o longa Arca russa  (2002) para captar a ousadia do cineasta Alexander Sokurov. Marco da sétima arte, o filme de 90 minutos condensa 2 mil atores, três orquestras ao vivo e 300 anos de Rússia em um único plano contínuo, o mais longo da história docinema. O título integra a mostra Sokurov – Poeta Visual, exibida a partir desta terça-feira (11/6), no CCBB Brasília, reunindo 30 filmes do maior representante do cinema russo contemporâneo. As sessões se distribuem nos períodos vespertino e noturno, com entrada franca, até o próximo dia 30. 

Ombreado em exuberância, Fausto (2011) é outro destaque — e um bom cartão de visitas para o trabalho do diretor. Baseado na obra homônima do alemão Johan Wolfgang Goethe (1749-1832), pilar da literatura mundial, o filme levou o Leão de Ouro em Veneza, com mérito indiscutível, tanto pela estética de qualidade perturbadora, quanto pelos diálogos de potência filosófica. Sendo seu filme mais recente, fecha a Tetralogia do Poder, iniciada com três personagens cruciais da história: Hitler (em Moloch, de 1999), Lênin (em Taurus, de 2001) e o príncipe japonês Hirohito (em O sol, de 2005). 

Fonte: Correio Braziliense

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