Aproveite as férias sem estourar o orçamento

Tamanho da Letra:

Com as férias escolares se aproximando, começam também os planos de viagem e entretenimento. Com mais tempo livre, os filhos querem ir ao cinema, comer fora, sair, viajar e se divertir. Enquanto isso, os pais organizam programas e atividades familiares, sempre ligados nos gastos extras.

Com as férias escolares se aproximando, começam também os planos de viagem e entretenimento. Com mais tempo livre, os filhos querem ir ao cinema, comer fora, sair, viajar e se divertir. Enquanto isso, os pais organizam programas e atividades familiares, sempre ligados nos gastos extras.

Planejamento

Planejar é sempre a melhor saída. Especialmente para viagens e passeios mais caros, comprar com antecedência é garantia de economia, pois as reservas de última hora costumam ser mais caras. O consultor econômico e professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luis Carlos Ewald, sugere que seja feita uma poupança antes do período de maior gasto. "Se a pessoa reserva R$ 200 por mês, por exemplo, consegue fazer uma boa reserva para aproveitar as férias", detalha.

Envolvendo os filhos no planejamento

André Massaro, especialista em finanças e economia, autor dos livros "MoneyFit" e "Por Dentro da Bolsa de Valores", afirma que o ideal é que as férias sejam planejadas com antecedência (a maior possível) para que se possa obter as melhores condições.

"É um típico caso em que o tempo está contra. Quanto mais próximo à data da viagem, mais difícil conseguir contratar os serviços e mais alto o preço. As crianças devem ser ouvidas, mas obviamente a participação delas na decisão deve ter alguns limites, pois a empolgação costuma falar bastante alto nesse momento. E animação em excesso é inimiga de um bom planejamento", comenta Massaro.

Limites

Dar limites aos filhos é outra atitude importante para o controle de gastos. Os pais devem conversar francamente com os mais novos, para que todos na família tenham consciência do que podem ou não gastar. "É preciso que as crianças saibam da realidade financeira da família", acrescenta Ewald.

O professor da FGV alerta para o perigo do cartão de crédito. "Os brasileiros têm tendência ao descontrole financeiro. O cartão de crédito só pode ser usado para substituir o dinheiro que exista, efetivamente. Quem não tem dinheiro para pagar hoje, não vai ter dinheiro para pagar amanhã. Isso é claro", diz.

Pequenos cuidados

Massaro afirma que atualmente, por questões fiscais, não tem sido interessante usar o cartão de crédito em viagens internacionais. Para ele, o mais indicado é o cartão pré-pago, pois também ajuda a limitar os gastos sem falar que é mais seguro do que o dinheiro em espécie.

Economizando nas férias

Para Massaro, existem três formas interessantes de economizar nas férias. A primeira é determinar claramente qual o objetivo da viagem. Uma viagem com muita atividade e muitos passeios dispensa uma estrutura cara e sofisticada de hotelaria, uma vez que pouco se ficará no hotel. Já em uma viagem na qual o atrativo é o próprio hotel, como no caso de um resort, presume-se que se gastará menos com essas atividades externas.

A segunda forma, já destacada, é procurar fazer as coisas com máxima antecedência para obter melhores condições de preço e a terceira é fazer um orçamento dos gastos planejados e, mais importante, seguir o orçamento.

"Para quem não vai viajar, os programas gratuitos são uma boa pedida para economizar: "Não se põe em questão a importância das férias, mas se a família está passando por qualquer tipo de aperto, não deve hesitar em sacrificar uma viagem e adotar uma programação alternativa", afirma o especialista.

Mais PREVI

Para ler outras matérias da coluna Saúde Financeira, clique aqui e acesse a página do Mais PREVI. O Programa de Educação Financeira e Previdenciária da PREVI disponibiliza aqui no site conteúdos relevantes para subsidiar o planejamento e as decisões individuais.

O espaço do Programa reúne, além de textos, informações em áudio e vídeos e links úteis. Navegue por lá e veja também conteúdos sobre seu plano de benefícios, preservação do salário de participação, tributação, previdência oficial e outros assuntos que fazem diferença para o seu futuro.

Fonte: Previ

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900