Relacionar-se bem com o dinheiro é um dos fatores para se alcançar qualidade de vida. Conrado Navarro, especialista em educação financeira e colaborador do site www.dinheirama.com.br, e Fábio Araújo são alguns dos profissionais que oferecem ao mercado gratuitamente conhecimento em educação financeira através de e-books. Vale a pena conferir.
Formato inusitado
Araújo disponibiliza na internet o livro "A Sociedade da Fortuna", uma aventura sobre os segredos do dinheiro. Basta visitar o site e fazer o download no endereço http://sociedadedafortuna.com.br.
O autor diz acreditar que a educação financeira pode auxiliar as famílias brasileiras a viverem melhor, evitando armadilhas e tomando decisões conscientes em relação ao consumo, ao uso do crédito e na escolha dos seus investimentos.
"Pessoas educadas financeiramente estão menos vulneráveis a fraudes e abusos. Acredito que é mais fácil aprender sobre finanças pessoais lendo uma história repleta de personagens e aventuras do que com livros técnicos e complexos, cheios de exemplos inacessíveis para a maioria dos brasileiros", explica Aráujo.
O enredo
No livro, ele aborda temas como finanças em família, modos de sair das dívidas, como gerar renda, além de mostrar qual o papel do dinheiro na busca da própria felicidade. Os assuntos são colocados em uma história em que dois garotos, Lucas e Vini, vivem uma grande aventura. Para Araújo, os pilares fundamentais para uma boa saúde financeira são: ter um bom autoconhecimento, entender o poder do dinheiro, mas não ser escravo dele, contar com bons hábitos financeiros como gastar menos do que gera, negociar descontos em suas compras, fazer e cumprir um orçamento, construir uma reserva financeira para emergências e entender os mecanismos dos investimentos financeiros.
"Se a pessoa conseguir construir esses pilares ela pode se considerar um membro da sociedade da fortuna" afirma.
Desejos de consumo, qualidade de vida e orçamento familiar
Araújo diz que as pessoas tentam conciliar as variáveis consumo, qualidade de vida e orçamento financeiro o tempo todo e que é difícil encontrar um equilíbrio.
"Uma maneira de amenizar esse conflito é pensar: quais são meus objetivos? Para isso, teremos que fazer um exercício de autoconhecimento. A partir de então, com os objetivos mais claros, podemos trabalhar para alcançá-los. Assim, faremos um orçamento familiar para alcançar esses objetivos. Quando temos um sonho, abrimos mão de alguns desejos de consumo com mais facilidade", comenta.
Educação financeira: um estilo de vida
O livro escrito pelo especialista Conrado Navarro, apesar de não ser um romance, é uma leitura fácil e direta. O autor conta que o objetivo de escrever a obra foi tentar chamar a atenção das pessoas para o tema. "As finanças estão presentes para todos. Se tivermos atenção ao assunto o resultado será positivo", afirma Navarro. O livro pode ser baixado pelo site www.dinheirama.com.br, basta se cadastrar para ter acesso gratuito.
O especialista é defensor da importância de priorizar. Para ele, quem sabe o que quer terá mais facilidade para pensar no futuro, na qualidade de vida e, naturalmente, na questão das finanças.
"Consumir faz parte do dia a dia das pessoas. Mas, quando ela sabe o que deseja, a chance de ser motivada a respeitar limites e não consumir por impulso aumenta. Quem se relaciona com o dinheiro de maneira saudável pensará no futuro, em aposentadoria, imóveis, entre outras coisas", afirma.
Navarro diz acreditar que qualquer pessoa é capaz de alcançar a independência financeira. "É importante valorizar o dinheiro de maneira constante e ter cuidado com ele, buscar informações sobre economia, finanças pessoais e ter a consciência que a condição de vida do futuro é feita no presente", completa.
Mais PREVI
Para ler outras matérias da coluna Saúde Financeira, clique aqui e acesse a página do Mais PREVI. O Programa de Educação Financeira e Previdenciária da PREVI disponibiliza aqui no site conteúdos relevantes para subsidiar o planejamento e as decisões individuais.
O espaço do Programa reúne, além de textos, informações em áudio e vídeos e links úteis. Navegue por lá e veja também conteúdos sobre seu plano de benefícios, preservação do salário de participação, tributação, previdência oficial e outros assuntos que fazem diferença para o seu futuro.
.