Saúde Financeira: vida sustentável é mais econômica

Tamanho da Letra:

Mudar hábitos e adotar, no dia a dia, comportamento sustentável pode, além de melhorar a qualidade de vida, favorecer todo o planeta e ainda ajudar no orçamento financeiro da família. Pequenas trocas, como carro por bicicleta e levar comida de casa para o trabalho, deixando de comer na rua diariamente, fazem bem para saúde física, mental e financeira.

Mudar hábitos e adotar, no dia a dia, comportamento sustentável pode, além de melhorar a qualidade de vida, favorecer todo o planeta e ainda ajudar no orçamento financeiro da família. Pequenas trocas, como carro por bicicleta e levar comida de casa para o trabalho, deixando de comer na rua diariamente, fazem bem para saúde física, mental e financeira.

A combinação de economia e sustentabilidade, além de ambas andarem de mãos dadas, pode ser o grande motivo de as pessoas atentarem para a prática sustentável, acredita o Instituto Akatu, organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. Um levantamento da organização, no qual foram entrevistadas pessoas de 18 a 35 anos, apontou que, além da questão ecológica, a possibilidade de poupar estimularia, por exemplo, a troca do carro pela bicicleta.

Mais saudável e econômico

Cozinhar em casa, por exemplo, pode ser um desafio para algumas pessoas, seja por falta de jeito, tempo ou disposição. Mas, preparar a própria comida e levá-la ao trabalho, além de promover qualidade de vida, deixará o orçamento mais gordinho. Segundo a Rede Ecoblogs - um coletivo formado por interessados e praticantes do consumo consciente e da sustentabilidade que reúne no site homônimo materiais diversos sobre sustentabilidade -, ao cozinhar em casa livra-se da ingestão de produtos industrializados e diminui-se o consumo de embalagens, favorecendo o meio ambiente.

Outra dica da Rede Ecoblogs é para pessoas que têm espaço em casa e família grande: vale plantar hortaliças e poupar dinheiro. Para solteiros ou casal, adotar as jardineiras para os temperos frescos é uma boa pedida. São medidas simples que excluem itens da lista do supermercado.

Menos energia, mais dinheiro

Outro cuidado que se deve ter em casa é com a iluminação. As lâmpadas fluorescentes usam 80% menos energia em média e duram até dez vezes mais do que as incandescentes convencionais. Para aproveitar a iluminação natural, vale ter cortina/persianas de cor clara e com material leve, o que favorecerá o uso da luz natural por mais tempo. O planeta agradece e, quando a conta chegar, o bolso também.

Check list sustentável

Daniela Lacombe, diretora da Agência de Soluções Ambientais e Sociais (Asas), dá algumas dicas de comportamento sustentável e econômico nos diversos cômodos da casa:

  • Ao enxaguar a boca com um copo d´água consegue-se economizar por mês mais de 11,5 litros de água (casa) e 79 litros  (apartamento);
  • Não usar a privada como lixeira ou cinzeiro e também não acionar a descarga à toa, pois ela gasta muita água;
  • Ao lavar louça, ensaboar tudo que tem que ser lavado e depois abrir a torneira novamente para o enxágue;
  • Só ligar a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia e procurar usá-la, no máximo, três vezes por semana;
  • Para quem mora em casa, é importante ser breve ao lavar a calçada com água potável;
  • Àqueles que cultivam plantas, usar regador ao invés de utilizar a mangueira para a rega. A medida ajuda a economizar água;
  • Em relação aos alimentos, não se deve jogar fora as sobras. É possível fazer sopas, por exemplo. Frutas muito maduras transformam-se em compotas, geleias e recheios para bolo;
  • Ponha no prato apenas a quantidade suficiente para aquela refeição;
  • Compre somente o necessário para sua alimentação. Exageros acabam gerando uma sobra que vai para o lixo. Se você economizar uma batata, uma cenoura, duas favas de vagem e um ovo por dia, ao final de uma semana terá ingredientes suficientes para a salada de maionese do fim de semana.

A PREVI, desde 2009, possui uma Política de Responsabilidade Socioambiental (RSA) que norteia suas ações nas diversas áreas de gestão e relacionamento da entidade com seus diversos públicos. A Entidade é referência no sistema nacional de previdência complementar diante de questões como investimentos responsáveis, governança corporativa, educação previdenciária, entre outras questões cada vez mais presentes entre os profissionais do segmento.

E, você, está fazendo sua parte?

Leia mais notícias sobre a atuação da PREVI no âmbito da Responsabilidade Socioambiental clicando aqui.

 Fonte: Previ

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900