O mercado de seguros de pessoas, que engloba vários produtos como o seguro prestamista, o seguro educacional e os seguros de vida individual e em grupo, fechou 2012 com R$ 21,8 bilhões em prêmios emitidos, um crescimento de 14,45%, na comparação com o mesmo acumulado do ano anterior, segundo a FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). O Grupo BB/Mapfre res pondeu por 19,51% dos prêmios emitidos, o Bradesco 17,98% e o Itaú 12,72%.
O mercado de seguros de pessoas, que engloba vários produtos como o seguro prestamista, o seguro educacional e os seguros de vida individual e em grupo, fechou 2012 com R$ 21,8 bilhões em prêmios emitidos, um crescimento de 14,45%, na comparação com o mesmo acumulado do ano anterior, segundo a FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). O Grupo BB/Mapfre res pondeu por 19,51% dos prêmios emitidos, o Bradesco 17,98% e o Itaú 12,72%.
No acumulado de 2012 foram pagos aos segurados cerca de R$ 5,7 bilhões em indenizações, 11,44% a mais do valor registrado no ano anterior, quando foram pagos R$ 5,1 bilhões. "As indenizações demonstram a importância social do seguro, que proporciona proteção e garantia para a continuidade dos projetos pessoais e da vida econômica, do segurado e seus familiares", dizOsvaldo Nascimento, presidente da FenaPrevi.
O seguro viagem, que cobre acidentes, extravio ou perda de bagagens, despesas hospitalares e médicas, de viajantes em deslocamentos no Brasil e exterior, foi o destaque no período. A modalidade registrou R$ 68,1 milhões de prêmios emitidos no acumulado do ano, expansão de 59,28% em relação aos doze meses do ano anterior.
A performance desse segmento é reflexo do maior fluxo de passageiros no país e para destinos internacionais. Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Tu rismo, o número de viagens internas subiu de 190,8 milhões, em 2011, para cerca de 197 milhões, em 2012.
O segundo produto de maior crescimento relativo foi o seguro educacional, que movimentou R$ 27 milhões, alta de 42,24%, em relação ao acumulado de 2011, quando foram registrados R$ 19 milhões em prêmios.
"É um produto que tem apelo cada vez mais forte junto aos pais, pois seu objetivo é auxiliar nas despesas com a educação do menor", afirma.
Fonte: ANABB