Cortisona pode aumentar risco de pancreatite aguda

Tamanho da Letra:

ESTOLCOMO - Um novo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia, mostra que a cortisona - hormônio usado em certos medicamentos - aumenta o risco de pancreatite aguda. Os resultados foram publicados na revista científica "JAMA Internal Medicine". Os pesquisadores sugerem que pacientes tratados com cortisona em algumas formas podem ser informados dos riscos e alertados sobre consumo de álcool e tabaco. Entre 15% e 20% das pessoas que desenvolvem a inflamação no pâncreas conseguem monitorar a doença com tratamento. As maiores causas são cálculos biliares e o grande consumo de álcool, mas em 25% dos pacientes as causas são desconhecidas. Seis mil pacientes diagnosticados com pancreatite aguda entre 2006 e 2008 foram comparados a seis mil saudáveis do grupo de controle. Os resultados mostram que as pessoas tratadas com tabletes de cortisona têm um risco 70% maior de desenvolver a doença. Esta conexão foi observada três dias depois da medicação, confirmando as evidências de que a cortisona estaria por trás do processo. - Não houve evidências sobre o aumento do risco em pessoas que usaram outras formas do hormônio, como aerosol, como as bombinhas usadas por quem tem asma - diz o autor principal Omid Sadr-Azodi. Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/cortisona-pode-aumentar-risco-de-pancreatite-aguda-7669537#ixzz2MCCCj7nX © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

ESTOLCOMO - Um novo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia, mostra que a cortisona - hormônio usado em certos medicamentos - aumenta o risco de pancreatite aguda. Os resultados foram publicados na revista científica “JAMA Internal Medicine”. Os pesquisadores sugerem que pacientes tratados com cortisona em algumas formas podem ser informados dos riscos e alertados sobre consumo de álcool e tabaco.
Entre 15% e 20% das pessoas que desenvolvem a inflamação no pâncreas conseguem monitorar a doença com tratamento. As maiores causas são cálculos biliares e o grande consumo de álcool, mas em 25% dos pacientes as causas são desconhecidas.
Seis mil pacientes diagnosticados com pancreatite aguda entre 2006 e 2008 foram comparados a seis mil saudáveis do grupo de controle. Os resultados mostram que as pessoas tratadas com tabletes de cortisona têm um risco 70% maior de desenvolver a doença. Esta conexão foi observada três dias depois da medicação, confirmando as evidências de que a cortisona estaria por trás do processo.
- Não houve evidências sobre o aumento do risco em pessoas que usaram outras formas do hormônio, como aerosol, como as bombinhas usadas por quem tem asma - diz o autor principal Omid Sadr-Azodi.

FONTE: Globo.com

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900