Em casos de desnutrição, cérebro diminui funcionamento e economiza energia

Tamanho da Letra:

Quando a energia disponível para o corpo é pouca, o cérebro tem prioridade sobre as demais partes do organismo. Porém, essa escassez pode atingir níveis tão altos - como em casos extremos de fome - que o órgão inicia seu próprio racionamento, desativando algumas funções para evitar um "apagão" completo. Dois novos estudos, feitos com moscas-das-frutas e publicados recentemente na revista Science, trazem novas pistas sobre esse fenômeno e indicam que, nessas circunstâncias, o cérebro tende a priorizar as memórias apetitivas (ligadas ao apetite) de longo prazo e a reduzir a formação de memórias aversivas, também de longo prazo. Em experimentos semelhantes, cientistas da Unidade de Neurobiologia da Escola Superior de Física e Química Industrial (ESPCI), na França, e do Instituto de Ciências Médicas Metropolitan, no Japão, condicionaram diversos grupos de moscas para que elas aprendessem que algumas situações gerariam resultados indesejáveis - mau cheiro e choques elétricos -, enquanto outras levavam a recompensas - açúcar e odores agradáveis.

Quando a energia disponível para o corpo é pouca, o cérebro tem prioridade sobre as demais partes do organismo. Porém, essa escassez pode atingir níveis tão altos — como em casos extremos de fome — que o órgão inicia seu próprio racionamento, desativando algumas funções para evitar um “apagão” completo. Dois novos estudos, feitos com moscas-das-frutas e publicados recentemente na revista Science, trazem novas pistas sobre esse fenômeno e indicam que, nessas circunstâncias, o cérebro tende a priorizar as memórias apetitivas (ligadas ao apetite) de longo prazo e a reduzir a formação de memórias aversivas, também de longo prazo.

Em experimentos semelhantes, cientistas da Unidade de Neurobiologia da Escola Superior de Física e Química Industrial (ESPCI), na França, e do Instituto de Ciências Médicas Metropolitan, no Japão, condicionaram diversos grupos de moscas para que elas aprendessem que algumas situações gerariam resultados indesejáveis — mau cheiro e choques elétricos —, enquanto outras levavam a recompensas — açúcar e odores agradáveis.

FONTE: Correio Braziliense

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900