O governo lançou, ontem, o projeto Banda Larga 0800, que permite acesso gratuito a sites de internet previamente definidos a partir do celulares. O custo do acesso será pago pelos provedores de conteúdo.
O governo lançou, ontem, o projeto Banda Larga 0800, que permite acesso gratuito a sites de internet previamente definidos a partir do celulares. O custo do acesso será pago pelos provedores de conteúdo. A iniciativa foi inspirada no serviço já existente de telefonia que utiliza o prefixo 0800. O objetivo é beneficiar quem usa telefone pré-pago - 82% da base de celulares do país. O serviço será testado por 80 pessoas na cidade de São Sebastião, no Distrito Federal, a partir dos próximos dias. Os testes serão realizados pelas operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo. Para o teste, foi criado um portal específico (bandalarga.0800.br) acessível somente pelos participantes da iniciativa.
Durante o anúncio do projeto, ontem, em Brasília, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que as diferentes esferas de governo podem fazer uso do projeto. O ministro disse acreditar também que o projeto poderá gerar interesse em empresas de comércio eletrônico e bancos. Para ele, as lojas on-line podem arcar com o custo da conexão como uma forma de estimular as vendas - assim como já é feito hoje com a oferta de frete gratuito para produtos comprados na internet. No caso dos bancos, existe a possibilidade de reduzir as filas das agências com novos serviços prestados pelo celular. As empresas interessadas em participar da iniciativa deverão se cadastrar.
"O serviço é inédito, com possibilidade de alcance social extraordinário", afirmou Eduardo Levy, do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).
FONTE: VALOR ECONÔMICO