Prioridade para recursos do PAC será o transporte coletivo do DF

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Até a Copa do Mundo de 2014, o Distrito Federal contará com corredores exclusivos de ônibus ligando Santa Maria e o Gama ao Plano Piloto, por meio da Linha Amarela, e Ceilândia e Taguatinga também ao centro da capital, pela Linha Verde, que tem como base a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). No mesmo período, o metrô será ampliado e chegará à Asa Norte, além de passar por um processo de modernização e melhorias. Pelo menos é esta a projeção que faz o Governo do Distrito Federal (GDF) de uso dos R$ 2,186 bilhões liberados ontem, pela presidente Dilma Rousseff (PT), do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. Em todo o país, está previsto investimento de R$ 32 bilhões (leia reportagem ao lado). Dos quatro projetos apresentados pelo Palácio do Buriti ao Ministério do Planejamento em 2011, três foram aprovados. A exigência básica do governo federal para que as propostas passassem pelo crivo da equipe técnica era que elas favorecessem o transporte de passageiros em detrimento do individual. "A cidade não suporta mais a presença de tantos carros. Nesse sentido, precisamos priorizar o transporte coletivo. A aprovação dos projetos representa um avanço", disse o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), que participou da solenidade no Palácio do Planalto.

Até a Copa do Mundo de 2014, o Distrito Federal contará com corredores exclusivos de ônibus ligando Santa Maria e o Gama ao Plano Piloto, por meio da Linha Amarela, e Ceilândia e Taguatinga também ao centro da capital, pela Linha Verde, que tem como base a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). No mesmo período, o metrô será ampliado e chegará à Asa Norte, além de passar por um processo de modernização e melhorias. Pelo menos é esta a projeção que faz o Governo do Distrito Federal (GDF) de uso dos R$ 2,186 bilhões liberados ontem, pela presidente Dilma Rousseff (PT), do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. Em todo o país, está previsto investimento de R$ 32 bilhões (leia reportagem ao lado).

Dos quatro projetos apresentados pelo Palácio do Buriti ao Ministério do Planejamento em 2011, três foram aprovados. A exigência básica do governo federal para que as propostas passassem pelo crivo da equipe técnica era que elas favorecessem o transporte de passageiros em detrimento do individual. “A cidade não suporta mais a presença de tantos carros. Nesse sentido, precisamos priorizar o transporte coletivo. A aprovação dos projetos representa um avanço”, disse o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), que participou da solenidade no Palácio do Planalto.

FONTE: Correio Braziliense

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