O mercado de cartões de crédito está em franca expansão. Diante da demanda que não para de crescer, as tradicionais administradoras MasterCard e Visa estão incrementando a oferta de cartões pré-pagos, uma espécie de cartão de débito cujo limite para compras é o valor disponibilizado pelo cliente no dinheiro de plástico. Diferentemente do crédito, a novidade só permite compras à vista, uma vez que não opera com parcelamentos. O novo cartão também diverge do débito, já bastante utilizado, já que o consumidor não pode, por exemplo, gastar o crédito do cheque especial oferecido pelos bancos. Os desembolsos vão até o limite pré-definido. Só uma recarga permitirá gastos sucessivos. Até há bem pouco tempo limitado a premiações pelas empresas - os vales dados na época do Natal são um exemplo - e a benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-refeição, o cartão pré-pago está se difundindo rapidamente. Os de uso geral estão ganhando espaço entre os consumidores até para o pagamento da mesada de jovens e crianças. A vantagem, nesse caso, é de os pais poderem controlar, via mensagens de celular (SMS), o montante gasto e o local onde estão sendo realizadas as compras. A novidade tem sido usada até para honrar compromissos com empregados domésticos e autônomos.
O mercado de cartões de crédito está em franca expansão. Diante da demanda que não para de crescer, as tradicionais administradoras MasterCard e Visa estão incrementando a oferta de cartões pré-pagos, uma espécie de cartão de débito cujo limite para compras é o valor disponibilizado pelo cliente no dinheiro de plástico. Diferentemente do crédito, a novidade só permite compras à vista, uma vez que não opera com parcelamentos. O novo cartão também diverge do débito, já bastante utilizado, já que o consumidor não pode, por exemplo, gastar o crédito do cheque especial oferecido pelos bancos. Os desembolsos vão até o limite pré-definido. Só uma recarga permitirá gastos sucessivos.
Até há bem pouco tempo limitado a premiações pelas empresas — os vales dados na época do Natal são um exemplo — e a benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-refeição, o cartão pré-pago está se difundindo rapidamente. Os de uso geral estão ganhando espaço entre os consumidores até para o pagamento da mesada de jovens e crianças. A vantagem, nesse caso, é de os pais poderem controlar, via mensagens de celular (SMS), o montante gasto e o local onde estão sendo realizadas as compras. A novidade tem sido usada até para honrar compromissos com empregados domésticos e autônomos.
FONTE: Correio Braziliense