Exposição inédita detalha toda a trajetória do notável Pixinguinha

Tamanho da Letra:

Na infância, Alfredo da Rocha Vianna Filho era chamado de "Pizindin", expressão do dialeto africano que significa menino bom. À época, primeira década do século 20, em meio a uma epidemia que se alastrou pelo Rio de Janeiro, o menino contraiu bexiga (varíola), que deixou marcas em seu rosto. Da fusão entre as duas palavras surgiu o apelido de Pixinguinha, que lhe foi dado por uma prima. Essa e outras - muitas - histórias sobre um dos maiores gênios da música popular brasileira, são contadas em livros por diversos autores. A música desse notável compositor, flautista e saxofonista, registrada numa infinidade de discos, gravados por ele e por músicos que o têm reverenciado ao longo do tempo, mantém viva sua memória. Hoje, às 20h, na Sala Villa-Lobos, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob a regência do maestro Claudio Cohen, apresentará o concerto Pixinguinha Sinfônico, com a participação de Odette Ernest Dias (flauta), Carlos Malta (sopros) e Hamilton de Holanda (bandolim). O acesso é gratuito.

Na infância, Alfredo da Rocha Vianna Filho era chamado de “Pizindin”, expressão do dialeto africano que significa menino bom. À época, primeira década do século 20, em meio a uma epidemia que se alastrou pelo Rio de Janeiro, o menino contraiu bexiga (varíola), que deixou marcas em seu rosto. Da fusão entre as duas palavras surgiu o apelido de Pixinguinha, que lhe foi dado por uma prima. Essa e outras — muitas — histórias sobre um dos maiores gênios da música popular brasileira, são contadas em livros por diversos autores. A música desse notável compositor, flautista e saxofonista, registrada numa infinidade de discos, gravados por ele e por músicos que o têm reverenciado ao longo do tempo, mantém viva sua memória.

Hoje, às 20h, na Sala Villa-Lobos, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob a regência do maestro Claudio Cohen, apresentará o concerto Pixinguinha Sinfônico, com a participação de Odette Ernest Dias (flauta), Carlos Malta (sopros) e Hamilton de Holanda (bandolim). O acesso é gratuito.

FONTE: Correio Braziliense

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900