STJ garante que troca de benefício não tem prazo

Tamanho da Letra:

O aposentado que continuou trabalhando com carteira assinada poderá pedir a troca do benefício a qualquer momento, segundo decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Para o tribunal, não há prazo de dez anos para o aposentado pedir a troca de benefício, pois ela não é considerada uma revisão. O STF (Supremo Tribunal Federal) ainda irá decidir se os aposentados têm o direito de trocar de benefício.

O aposentado que continuou trabalhando com carteira assinada poderá pedir a troca do benefício a qualquer momento, segundo decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Para o tribunal, não há prazo de dez anos para o aposentado pedir a troca de benefício, pois ela não é considerada uma revisão.
O STF (Supremo Tribunal Federal) ainda irá decidir se os aposentados têm o direito de trocar de benefício.
Quem se aposentou após 1997 tem até dez anos para pedir revisão --a data vale desde a data de concessão do benefício. Já no caso das aposentadorias concedidas antes de 1997, o Supremo Tribunal Federal irá decidir se elas também têm prazo.

Porém, o relator, ministro Sebastião Reis Júnior, afirmou que este prazo vale só nos casos de revisão do benefício.
Já a troca de aposentadoria não é um pedido de revisão, mas a renúncia de um benefício para obter outro, ressaltou o ministro. 

FONTE: (Fernanda Brigatti - Agora S.Paulo-03.03)

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900