As famílias brasileiras foram responsáveis por 56,3% de todos os gastos com saúde no País, segundo a pesquisa Conta Satélite de Saúde, realizada entre 2007 e 2009 e divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores investidos foram equivalentes a 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em todo o período, enquanto os gastos da administração pública no setor aumentaram sua participação de 3,5% para 3,8% nos dois
As famílias brasileiras foram responsáveis por 56,3% de todos os gastos com saúde no País, segundo a pesquisa Conta Satélite de Saúde, realizada entre 2007 e 2009 e divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores investidos foram equivalentes a 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em todo o período, enquanto os gastos da administração pública no setor aumentaram sua participação de 3,5% para 3,8% nos dois anos.
O estudo aponta ainda que, em 2009, as famílias gastaram R$ 157,1 bilhões em bens e serviços de saúde, enquanto a administração pública desembolsou R$ 123,6 bilhões. As principais despesas de consumo das pessoas foram com consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais (36,3% do total), medicamentos (35,8%), entre outros serviços.
A situação é preocupante, pois muitos cidadãos não possuem plano de saúde e dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). A dificuldade em agendar um exame ou em pagar por ele impede que essa parcela da sociedade possa cuidar da saúde e diagnosticar rapidamente uma doença.
FONTE: Saúde Business Web