Saúde Financeira: válvula de escape

Tamanho da Letra:

Sair para as compras é um hábito comum na sociedade contemporânea, mas quando comprar se torna uma constante e sem limites, segundo os especialistas, pode ser um indicativo de comportamento compulsivo. Estar atento aos sinais de exagero é recomendável. O apelo para o consumo é eficaz e atinge principalmente quem tem dificuldade de resistir ao hábito da compra. Especialistas alertam que momentos de tensão - seja no ambiente do trabalho ou na vida pessoal - podem ser motivo para ir às compras e para algumas pessoas

Sair para as compras é um hábito comum na sociedade contemporânea, mas quando comprar se torna uma constante e sem limites, segundo os especialistas, pode ser um indicativo de comportamento compulsivo. Estar atento aos sinais de exagero é recomendável.

O apelo para o consumo é eficaz e atinge principalmente quem tem dificuldade de resistir ao hábito da compra. Especialistas alertam que momentos de tensão – seja no ambiente do trabalho ou na vida pessoal – podem ser motivo para ir às compras e para algumas pessoas funciona como uma válvula de escape.

Evite problemas

A psicóloga comportamental da Estímulo Consultoria, Flávia Lima, afirma que em situações de ansiedade ou tensão evitar ambientes que possam levar a pessoa a gastar muito, como shoppings, é uma boa maneira de resistir aos apelos.

"Caso a pessoa realmente precise sair para comprar algo, o ideal é pagar tudo à vista, gastando apenas o que possui na mão", indica Flávia.

Controle

A psicóloga afirma que quando o indivíduo começa a gastar mais do que ganha deve acender o sinal de alerta. Para ela, é importante que a pessoa observe, por exemplo, o saldo no banco, pois ficar negativo é sinal de um comportamento descontrolado.

"O que eu indico é que a pessoa faça uma planilha de gastos, colocando a quantidade de dinheiro que entra e o que vai gastando ao longo do mês. Outra sugestão é sair sem cartão de crédito, o que facilita controlar impulsos na hora que surgir aquela vontade de gastar sem necessidade", orienta a psicóloga.

Flávia Lima explica que se a questão da compra se torna uma ação compulsiva e o indivíduo sozinho não consegue se reeducar, uma boa indicação é a terapia comportamental para tentar entender a história de vida dele.

"Nesses casos, vale analisar o que está por trás da ansiedade que desencadeou o comportamento compulsivo para reverter o quadro e evitar problemas financeiros graves", afirma.

Algumas dicas para um consumo sem exageros

  • Só leve para rua a quantidade pré-determinada conforme o orçamento. Comprar à vista é a melhor saída para não provocar dívidas futuras.
     
  • Para quem está com dificuldade de se controlar vale deixar cheque e cartão de crédito em casa.
     
  • Fazer uma lista de compras vale à pena, pois obriga a pessoa a comparar e pensar se realmente precisa adquirir o produto ou serviço.
     
  • Criar o hábito de fazer o orçamento familiar ajuda a ter plena noção das entradas e saídas.
     
  • Estabelecer sonhos é uma maneira de aprender a guardar dinheiro para realizá-los e evita compras desnecessárias.
     
  • Antes de comprar, os especialistas recomendam fazer uma pesquisa de preço. Além de comprar com melhor valor, a pessoa ganha tempo para pensar se precisa mesmo ou não efetuar a compra.
     
  • Caso haja percepção de que as compras estão saindo do controle, vale conversar com parentes e pedir ajuda. Mas se as contas estão no vermelho e comprar é um hábito descontrolado vale procurar um profissional para ajudar a superar o momento.

FONTE: Previ

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900