Governo endurece as condições de entrada no país como medida de reciprocidade. Reserva em hotel será obrigatória. O governo decidiu adotar a medida de reciprocidade para os turistas espanhóis. A partir de 2 de abril, eles terão que cumprir as mesmas exigências a que os brasileiros são submetidos quando vão à Espanha. Em 2010, 1.695 turistas foram mandados de volta ao Brasil por não possuírem todos os documentos solicitados. Em 2011, até agosto, quando foi feito o último levantamento pelo Ministério das Relações Exteriores, 1.005
O governo decidiu adotar a medida de reciprocidade para os turistas espanhóis. A partir de 2 de abril, eles terão que cumprir as mesmas exigências a que os brasileiros são submetidos quando vão à Espanha. Em 2010, 1.695 turistas foram mandados de volta ao Brasil por não possuírem todos os documentos solicitados. Em 2011, até agosto, quando foi feito o último levantamento pelo Ministério das Relações Exteriores, 1.005 haviam sido deportados.
A novidade é que, a partir de agora, os espanhóis terão de apresentar reserva em hotel para o período de permanência no Brasil ou uma carta-convite caso se hospedem na casa de algum residente do país. Também terão que comprovar que têm pelo menos R$ 170 para gastar por dia. Antes, havia a exigência de comprovação de dinheiro, mas não a estipulação de um valor mínimo. As outras condições para entrada de brasileiros na Espanha — passagem de volta marcada e passaporte válido por seis meses já eram cobradas dos espanhóis aqui no Brasil.
Segundo a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, não houve um fato gerador para a tomada dessas decisões. A página do Consulado Brasileiro na Embaixada do Brasil em Madri já informa as mudanças.
Desde 2008, brasileiros enfrentam dificuldades para entrar na Espanha. Nesse mesmo ano, o Brasil decidiu endurecer e aplicar com maior rigor o controle de entrada de espanhóis. O conflito chegou a ficar conhecido na Espanha como a "guerra dos deportados". Um grupo de sete espanhóis foi mandado de volta no mesmo avião usado por ele para chegar a Salvador. Segundo dados do Ministério do Turismo, a Espanha está entre os 10 países que mais enviam turistas ao Brasil. Em 2010, foram 180 mil. No mesmo ano, 250 mil brasileiros foram ao país europeu.
FONTE: Correio Brazíliense