Competição europeia vai eleger as mais belas cidades de todo o mundo

Tamanho da Letra:

"Eu vi as muralhas da soberba Babilônia onde podem correr as bigas, a estátua de Zeus no Olimpo, os Jardins suspensos, o Colosso de Hélios, o enorme trabalho das altas pirâmides, a opulenta tumba de Mausolo; mas quando vi o templo de Ártemis, que se lança até as nuvens, todo o resto foi eclipsado, e eu disse: a par do sublime Olimpo, do olho de Hélios, jamais vi coisa parecida." Nesse trecho de um poema do século 2a.C., o grego Antipater de Sidon relacionou sete construções consideradas as maiores obras-primas construídas pela humanidade. Passados mais de 2 mil anos, quando a população mundial chega aos 7 bilhões, uma nova lista começa a ser elaborada: a das sete cidades maravilhosas. Construída por meio de votação pela internet, a seleção está na segunda fase, com quatro centros urbanos brasileiros no páreo: Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador. A iniciativa é da mesma fundação que organizou concursos semelhantes para eleger as Sete Novas Maravilhas da Humanidade, em 2007, e as Sete Maravilhas da Natureza, em 2010. A primeira votação terminou com a inclusão do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ao lado de monumentos como a Grande Muralha da China e o Coliseu, na Itália. O Brasil voltou a emplacar duas de suas belezas na lista seguinte: as Cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina, e a Floresta Amazônica. Agora, no terceiro concurso promovido pela organização 7NewWonders, com sede na Europa, é a vez de homenagear os centros urbanos, que desde 2007 abrigam a maior parte da população mundial.

“Eu vi as muralhas da soberba Babilônia onde podem correr as bigas, a estátua de Zeus no Olimpo, os Jardins suspensos, o Colosso de Hélios, o enorme trabalho das altas pirâmides, a opulenta tumba de Mausolo; mas quando vi o templo de Ártemis, que se lança até as nuvens, todo o resto foi eclipsado, e eu disse: a par do sublime Olimpo, do olho de Hélios, jamais vi coisa parecida.” Nesse trecho de um poema do século 2a.C., o grego Antipater de Sidon relacionou sete construções consideradas as maiores obras-primas construídas pela humanidade. Passados mais de 2 mil anos, quando a população mundial chega aos 7 bilhões, uma nova lista começa a ser elaborada: a das sete cidades maravilhosas. Construída por meio de votação pela internet, a seleção está na segunda fase, com quatro centros urbanos brasileiros no páreo: Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador.

A iniciativa é da mesma fundação que organizou concursos semelhantes para eleger as Sete Novas Maravilhas da Humanidade, em 2007, e as Sete Maravilhas da Natureza, em 2010. A primeira votação terminou com a inclusão do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ao lado de monumentos como a Grande Muralha da China e o Coliseu, na Itália. O Brasil voltou a emplacar duas de suas belezas na lista seguinte: as Cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina, e a Floresta Amazônica. Agora, no terceiro concurso promovido pela organização 7NewWonders, com sede na Europa, é a vez de homenagear os centros urbanos, que desde 2007 abrigam a maior parte da população mundial.

FONTE: Correio Braziliense

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900