Belo Horizonte - Uma ave brasileira quer voar além do sertão baiano, conquistar novos horizontes e ser admirada pelo mundo. A arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), que está na lista das espécies criticamente ameaçadas de extinção, pode se tornar uma das sete maravilhas da natureza se eleita num concurso promovido pela Aliança para Extinção Zero (AZE, na sigla em inglês), iniciativa internacional que envolve 83 instituições. Conforme a Fundação Biodiversitas, que integra a Aliança Brasileira para Extinção Zero (Baze), vinculada à AZE, a arara-azul-de-lear é o único animal representante do país em busca do título. Leia mais notícias em Ciência O concurso contempla os bichos ameaçados de extinção, e o objetivo, segundo os organizadores, é ampliar a conscientização sobre a situação da fauna e da flora no planeta. A arara-azul-de-lear já obteve uma primeira conquista, que é estar entre as 20 espécies selecionadas, do total de 920, entre mamíferos, aves, anfíbios, répteis, um grupo de plantas e recife de coral, de 587 refúgios em vários países. A votação já começou e ocorre apenas pela internet, devendo o interessado acessar o site www.biodiversitas.org.br. No espaço, um link específico leva para o concurso, informa a superintendente-geral da Biodiversitas, a bióloga Gláucia Moreira Drummond.
Belo Horizonte — Uma ave brasileira quer voar além do sertão baiano, conquistar novos horizontes e ser admirada pelo mundo. A arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), que está na lista das espécies criticamente ameaçadas de extinção, pode se tornar uma das sete maravilhas da natureza se eleita num concurso promovido pela Aliança para Extinção Zero (AZE, na sigla em inglês), iniciativa internacional que envolve 83 instituições. Conforme a Fundação Biodiversitas, que integra a Aliança Brasileira para Extinção Zero (Baze), vinculada à AZE, a arara-azul-de-lear é o único animal representante do país em busca do título.
O concurso contempla os bichos ameaçados de extinção, e o objetivo, segundo os organizadores, é ampliar a conscientização sobre a situação da fauna e da flora no planeta. A arara-azul-de-lear já obteve uma primeira conquista, que é estar entre as 20 espécies selecionadas, do total de 920, entre mamíferos, aves, anfíbios, répteis, um grupo de plantas e recife de coral, de 587 refúgios em vários países. A votação já começou e ocorre apenas pela internet, devendo o interessado acessar o site www.biodiversitas.org.br. No espaço, um link específico leva para o concurso, informa a superintendente-geral da Biodiversitas, a bióloga Gláucia Moreira Drummond.
FONTE: Correio Braziliense