Nada preocupa mais os brasileiros do que saúde. É natural portando que, com a estabilidade da economia e o aumento renda da população os brasileiros tenham disparado na busca pela contratação de planos de saúde particulares. "A oferta de novos planos de saúde hoje é vital para o Brasil. Se ela não existisse, apenas uma ínfima parte da população continuaria tendo acesso a certos tratamentos", afirma José Marcus Rotta, presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. "Mas é preciso encontrar um equilíbrio entre a saúde financeira dos planos, a dos pacientes e as condições de trabalho dos médicos", diz. No momento, o aperto na fiscalização às empresas se justifica. São muitas ainda as zonas cinzentas que permitem aos planos dificultar a vida de seus clientes. Queixas de procedimentos negados e cirurgias atrasadas são as mais comuns - o tipo de dor de cabeça que as pessoas pensaram que evitariam ao contratar um plano particular. A melhor saída, de acordo com entidades de defesa do consumidor e advogados que atuam na área, é recorrer à Justiça. O Procon-SP admite que sua taxa de sucesso na resolução desse tipo de caso é baixa. Um número crescente de brasileiros está sacrificando parte do orçamento familiar para garantir um melhor atendimento na área de saúde. É justo exigir que os prestadores desse serviço correspondam ao esforço. (Carolina Rangel e Otávio Cabral) Fonte: Dr. Previdência
Nada preocupa mais os brasileiros do que saúde. É natural portando que, com a estabilidade da economia e o aumento renda da população os brasileiros tenham disparado na busca pela contratação de planos de saúde particulares.
“A oferta de novos planos de saúde hoje é vital para o Brasil. Se ela não existisse, apenas uma ínfima parte da população continuaria tendo acesso a certos tratamentos”, afirma José Marcus Rotta, presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. “Mas é preciso encontrar um equilíbrio entre a saúde financeira dos planos, a dos pacientes e as condições de trabalho dos médicos”, diz.
No momento, o aperto na fiscalização às empresas se justifica. São muitas ainda as zonas cinzentas que permitem aos planos dificultar a vida de seus clientes. Queixas de procedimentos negados e cirurgias atrasadas são as mais comuns — o tipo de dor de cabeça que as pessoas pensaram que evitariam ao contratar um plano particular.
A melhor saída, de acordo com entidades de defesa do consumidor e advogados que atuam na área, é recorrer à Justiça. O Procon-SP admite que sua taxa de sucesso na resolução desse tipo de caso é baixa.
Um número crescente de brasileiros está sacrificando parte do orçamento familiar para garantir um melhor atendimento na área de saúde. É justo exigir que os prestadores desse serviço correspondam ao esforço. (Carolina Rangel e Otávio Cabral)
FONTE: Dr. Previdência