16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

Tamanho da Letra:

Aproximadamente um bilhão de pessoas passam fome em todo o mundo, revelam estimativas recentes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Como forma de fortalecer a consciência política sobre esse problema, comemora-se, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Este ano, o tema será "Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo". No Brasil, a Semana Mundial da Alimentação traz o feijão em sua logomarca. O produto representa a unificação entre as diferentes culturas que convivem no País e a riqueza de variedades e usos na preparação de alimentos. Alimentação saudável Para ser saudável, a alimentação precisa ter, além das características do feijão mencionadas acima, outros atributos, como ser acessível, não ser cara, valorizar preparações alimentares usadas tradicionalmente, ter harmonia em quantidade e qualidade, ser naturalmente colorida e segura sanitariamente. A nutricionista Zaíra Tronco Salerno, da CliniCASSI Brasília Sul (DF), explica que o corpo apresenta diferentes respostas em função das escolhas alimentares. "Uma alimentação equilibrada oferece condições ao organismo para sintetizar melhor os alimentos consumidos, o que ajuda a evitar o adoecimento", diz. O Guia Alimentar do Ministério da Saúde reúne informações importantes para uma alimentação adequada. Acompanhe, a seguir, cinco dos dez passos da publicação, com dicas práticas para o dia a dia. 1→ Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. 2→ Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. 3→ Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação. 4→ Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces, sobremesas e doces. 5→ Diminua a quantidade de sal na comida e evite alimentos industrializados com muito sal (sódio), como hambúrguer, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, molhos e temperos prontos. Participantes com alguma doença crônica precisam de orientação nutricional específica. Segundo a nutricionista Zaíra, a recomendação geral é que pessoas com dislipidemia controlem a ingestão de gordura saturada, trans e alimentos de origem animal. Os diabéticos precisam aumentar o consumo de fibras e manter sob controle a ingestão de carboidratos simples, presentes em massas, açúcares, pães brancos e doces em geral, por exemplo. Já os hipertensos devem evitar alimentos com muito sódio. Para mais informações e orientações específicas, procure a CliniCASSI mais próxima. Visualize qual dos 65 Serviços Próprios da Caixa de Assistência está mais perto de você pelo link Localize a CASSI.

Aproximadamente um bilhão de pessoas passam fome em todo o mundo, revelam estimativas recentes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Como forma de fortalecer a consciência política sobre esse problema, comemora-se, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Este ano, o tema será “Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”.

No Brasil, a Semana Mundial da Alimentação traz o feijão em sua logomarca. O produto representa a unificação entre as diferentes culturas que convivem no País e a riqueza de variedades e usos na preparação de alimentos.

Alimentação saudável

Para ser saudável, a alimentação precisa ter, além das características do feijão mencionadas acima, outros atributos, como ser acessível, não ser cara, valorizar preparações alimentares usadas tradicionalmente, ter harmonia em quantidade e qualidade, ser naturalmente colorida e segura sanitariamente.

A nutricionista Zaíra Tronco Salerno, da CliniCASSI Brasília Sul (DF), explica que o corpo apresenta diferentes respostas em função das escolhas alimentares. “Uma alimentação equilibrada oferece condições ao organismo para sintetizar melhor os alimentos consumidos, o que ajuda a evitar o adoecimento”, diz.

O Guia Alimentar do Ministério da Saúde reúne informações importantes para uma alimentação adequada. Acompanhe, a seguir, cinco dos dez passos da publicação, com dicas práticas para o dia a dia.

1→ Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia.
2→ Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
3→ Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação.
4→ Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces, sobremesas e doces.
5→ Diminua a quantidade de sal na comida e evite alimentos industrializados com muito sal (sódio), como hambúrguer, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, molhos e temperos prontos.

Participantes com alguma doença crônica precisam de orientação nutricional específica. Segundo a nutricionista Zaíra, a recomendação geral é que pessoas com dislipidemia controlem a ingestão de gordura saturada, trans e alimentos de origem animal. Os diabéticos precisam aumentar o consumo de fibras e manter sob controle a ingestão de carboidratos simples, presentes em massas, açúcares, pães brancos e doces em geral, por exemplo. Já os hipertensos devem evitar alimentos com muito sódio.

Para mais informações e orientações específicas, procure a CliniCASSI mais próxima. Visualize qual dos 65 Serviços Próprios da Caixa de Assistência está mais perto de você pelo link Localize a CASSI.

FONTE: Cassi

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900