epois de cobrar as teles pela má qualidade dos serviços que prestam, membros da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara querem fechar o cerco contra a Anatel. Na semana passada, o deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB/RS) apresentou proposta para que a comissão e o Tribunal de Contas da União (TCU) façam uma auditoria sobre o trabalho de fiscalização que a agência reguladora faz nas operadoras. Ele diz que a agência tem sido omissa e leniente com o suposto descaso das operadoras. A Anatel não quis se manifestar. No pedido, o parlamentar alega que a recente suspensão da venda de serviços de TIM, Oi e Claro, embora correta, só foi necessária porque a Anatel não vinha fiscalizando as teles como deveria e isso permitiu que as falhas chegassem a níveis dramáticos. "A contínua degradação dos serviços é um forte indício de que a ação fiscalizatória da agência não tem sido suficiente para coibir os abusos cometidos pelas operadoras". Citando informações do TCU, Marchezan Júnior afirma ainda que, entre as diversas agências reguladoras, a Anatel seria a que menos cobra as multas que aplica. Entre 2008 e 2010, o órgão aplicou R$ 5,8 bilhões em multas, mas só arrecadou R$ 250 milhões - 4,3% do total. O deputado depende da concordância dos colegas para levar a auditoria adiante. BEBIDAS SABMiller: mal chegou, já foi embora Foi com uma festa para 700 pessoas em São Paulo que a SAB Miller anunciou sua chegada ao Brasil em dezembro do ano passado. Mas a atuação da empresa britânica no País durou pouco. Há cerca de um mês, a companhia fechou as portas e desistiu da empreitada. Depois de alugar um andar inteiro de um prédio corporativo no bairro Itaim Bibi, a empresa demitiu no fim de julho as dez pessoas contratadas para tocar o escritório. O plano da segunda maior cervejaria do mundo era lançar a Miller Genuine Draft no mercado nacional, importando a cerveja da Argentina, onde, em 2010, comprou a Cervecería Argentina Isenbeck. Em um comunicado, a SABMiller diz que "a situação econômica e tributária do País e da Argentina (...) inviabiliza as negociações para uma operação financeiramente saudável". HIGIENE E BELEZA Bombril cria Bril, seu braço de cosméticos Em 2011, com o objetivo de entrar no setor de cosméticos, a Bombril adquiriu, por R$ 15 milhões, 75% da fabricante Ecologie. Neste ano, depois de comprar os 25% restantes, a companhia acaba de criar a Bril, empresa coligada, que começa com três marcas diferentes de produtos para cabelos e corpo. "Uma das linhas, a Joy, é focada em mulheres de 15 a 22, segmento que não tinha produtos específicos até agora", diz Marcos Scaldelay, presidente da companhia. A meta é fazer com que a Bril tenha, em dois anos, um faturamento líquido de R$ 50 milhões. A Bombril, no segundo trimestre, teve receita de e R$ 246 milhões e prejuízo de R$ 30,8 milhões. ELETRODOMÉSTICOS O reforço da Electrolux A Electrolux vai lançar 80 novos produtos neste ano, 50% a mais do que em 2011. "Queremos estar mais presentes nos lares brasileiros", disse o diretor de marketing, produto e inovação da empresa, Rafael Bonjorno. O reforço veio em boa hora: o setor de eletrodomésticos cresceu cerca de 20% no primeiro semestre, puxado pela redução do IPI, segundo a associação de fabricantes Eletros. Além de aproveitar o incentivo para a linha branca, a Electrolux fez mais lançamentos para poder entrar em novos mercados, como o de purificadores de água e aquecedores a gás.
epois de cobrar as teles pela má qualidade dos serviços que prestam, membros da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara querem fechar o cerco contra a Anatel. Na semana passada, o deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB/RS) apresentou proposta para que a comissão e o Tribunal de Contas da União (TCU) façam uma auditoria sobre o trabalho de fiscalização que a agência reguladora faz nas operadoras. Ele diz que a agência tem sido omissa e leniente com o suposto descaso das operadoras. A Anatel não quis se manifestar.
No pedido, o parlamentar alega que a recente suspensão da venda de serviços de TIM, Oi e Claro, embora correta, só foi necessária porque a Anatel não vinha fiscalizando as teles como deveria e isso permitiu que as falhas chegassem a níveis dramáticos. "A contínua degradação dos serviços é um forte indício de que a ação fiscalizatória da agência não tem sido suficiente para coibir os abusos cometidos pelas operadoras".
Citando informações do TCU, Marchezan Júnior afirma ainda que, entre as diversas agências reguladoras, a Anatel seria a que menos cobra as multas que aplica. Entre 2008 e 2010, o órgão aplicou R$ 5,8 bilhões em multas, mas só arrecadou R$ 250 milhões - 4,3% do total. O deputado depende da concordância dos colegas para levar a auditoria adiante.
BEBIDAS
SABMiller: mal chegou,
já foi embora
Foi com uma festa para 700 pessoas em São Paulo que a SAB Miller anunciou sua chegada ao Brasil em dezembro do ano passado. Mas a atuação da empresa britânica no País durou pouco. Há cerca de um mês, a companhia fechou as portas e desistiu da empreitada. Depois de alugar um andar inteiro de um prédio corporativo no bairro Itaim Bibi, a empresa demitiu no fim de julho as dez pessoas contratadas para tocar o escritório. O plano da segunda maior cervejaria do mundo era lançar a Miller Genuine Draft no mercado nacional, importando a cerveja da Argentina, onde, em 2010, comprou a Cervecería Argentina Isenbeck. Em um comunicado, a SABMiller diz que "a situação econômica e tributária do País e da Argentina (...) inviabiliza as negociações para uma operação financeiramente saudável".
HIGIENE E BELEZA
Bombril cria Bril, seu
braço de cosméticos
Em 2011, com o objetivo de entrar no setor de cosméticos, a Bombril adquiriu, por R$ 15 milhões, 75% da fabricante Ecologie. Neste ano, depois de comprar os 25% restantes, a companhia acaba de criar a Bril, empresa coligada, que começa com três marcas diferentes de produtos para cabelos e corpo. "Uma das linhas, a Joy, é focada em mulheres de 15 a 22, segmento que não tinha produtos específicos até agora", diz Marcos Scaldelay, presidente da companhia. A meta é fazer com que a Bril tenha, em dois anos, um faturamento líquido de R$ 50 milhões. A Bombril, no segundo trimestre, teve receita de e R$ 246 milhões e prejuízo de R$ 30,8 milhões.
ELETRODOMÉSTICOS
O reforço da Electrolux
A Electrolux vai lançar 80 novos produtos neste ano, 50% a mais do que em 2011. "Queremos estar mais presentes nos lares brasileiros", disse o diretor de marketing, produto e inovação da empresa, Rafael Bonjorno. O reforço veio em boa hora: o setor de eletrodomésticos cresceu cerca de 20% no primeiro semestre, puxado pela redução do IPI, segundo a associação de fabricantes Eletros. Além de aproveitar o incentivo para a linha branca, a Electrolux fez mais lançamentos para poder entrar em novos mercados, como o de purificadores de água e aquecedores a gás.
FONTE: O Estado de S. Paulo