Considerado um problema de saúde pública global e a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces no mundo, o tabagismo é uma doença gerada pela dependência de nicotina e um dos fatores de risco de câncer. Estima-se que cinco milhões de pessoas morram por ano no mundo por doenças decorrentes do tabaco - 200 mil só no Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde. Estudos mostram que, dos atuais fumantes, 70% gostariam de parar e 90% iniciaram o hábito na adolescência, com a intenção de só usar alguns cigarros e parar quando quisessem. Parou de fumar? Veja o que acontece com seu corpo o 20 minutos depois do seu último cigarro Seu batimento cardíaco fica menos acelerado. o 12 horas depois Níveis de monóxido de carbono voltam ao normal no seu sangue. o De 2 semanas a 3 meses depois do seu último cigarro Seu risco de morrer de ataque cardíaco começa a diminuir e suas funções pulmonares voltam a melhorar. o De 1 a 9 meses depois do seu último cigarro Tosse e falta de ar diminuem. o 1 ano depois do seu último cigarro Seu risco de contrair doenças coronarianas já é metade do que era quando você fumava. o 5 anos depois de parar Seu risco de derrame é reduzido para o de um não fumante. o 10 anos depois de parar A chance de morrer por câncer de pulmão é metade do que a de um fumante. Os riscos de morrer de câncer de garganta, boca, esôfago, bexiga, fígado e pâncreas diminuem. o 15 anos depois de parar Seu risco de contrair doenças coronarianas é o mesmo do de alguém que nunca fumou. Quer parar de fumar? Na maioria dos casos de pessoas que tentam parar de fumar, apenas 3% conseguem fazer isso sozinhas. Para ajudar os participantes nessa decisão, a CASSI oferece apoio multidisciplinar por meio do Programa de Controle do Tabagismo (Tabas). O serviço está disponível nas 65 CliniCASSI disponíveis no País. Para saber como participar dos encontros, contate a CliniCASSI mais próxima de você. Com a colaboração da Unidade CASSI SP Fontes: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e Instituto Nacional de Câncer (Inca)
Considerado um problema de saúde pública global e a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces no mundo, o tabagismo é uma doença gerada pela dependência de nicotina e um dos fatores de risco de câncer. Estima-se que cinco milhões de pessoas morram por ano no mundo por doenças decorrentes do tabaco – 200 mil só no Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde.
Estudos mostram que, dos atuais fumantes, 70% gostariam de parar e 90% iniciaram o hábito na adolescência, com a intenção de só usar alguns cigarros e parar quando quisessem.
Parou de fumar? Veja o que acontece com seu corpo
• 20 minutos depois do seu último cigarro
Seu batimento cardíaco fica menos acelerado.
• 12 horas depois
Níveis de monóxido de carbono voltam ao normal no seu sangue.
• De 2 semanas a 3 meses depois do seu último cigarro
Seu risco de morrer de ataque cardíaco começa a diminuir e suas funções pulmonares voltam a melhorar.
• De 1 a 9 meses depois do seu último cigarro
Tosse e falta de ar diminuem.
• 1 ano depois do seu último cigarro
Seu risco de contrair doenças coronarianas já é metade do que era quando você fumava.
• 5 anos depois de parar
Seu risco de derrame é reduzido para o de um não fumante.
• 10 anos depois de parar
A chance de morrer por câncer de pulmão é metade do que a de um fumante. Os riscos de morrer de câncer de garganta, boca, esôfago, bexiga, fígado e pâncreas diminuem.
• 15 anos depois de parar
Seu risco de contrair doenças coronarianas é o mesmo do de alguém que nunca fumou.
Quer parar de fumar?
Na maioria dos casos de pessoas que tentam parar de fumar, apenas 3% conseguem fazer isso sozinhas. Para ajudar os participantes nessa decisão, a CASSI oferece apoio multidisciplinar por meio do Programa de Controle do Tabagismo (Tabas). O serviço está disponível nas 65 CliniCASSI disponíveis no País. Para saber como participar dos encontros, contate a CliniCASSI mais próxima de você.
Com a colaboração da Unidade CASSI SP
Fontes:
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e Instituto Nacional de Câncer (Inca)