A Receita Federal vai anunciar hoje, durante entrevista coletiva em Brasília, uma série de novidades sobre as declarações do Imposto de Renda das pessoas físicas. A principal mudança deverá valer apenas para as declarações a serem entregues em 2014, referentes aos ganhos de 2013.
A Receita Federal vai anunciar hoje, durante entrevista coletiva em Brasília, uma série de novidades sobre as declarações do Imposto de Renda das pessoas físicas.
A principal mudança deverá valer apenas para as declarações a serem entregues em 2014, referentes aos ganhos de 2013.
A Receita vai anunciar que os contribuintes que têm uma só fonte de renda e que optarem pelo modelo simplificado não precisarão mais fazer a declaração do IR.
Quando a mudança for implantada, a declaração passará a ser previamente preenchida pela Receita e enviada a esses contribuintes, que teriam o trabalho de confirmar ou não as informações.
Outra novidade a ser anunciada já valerá em 2012: o Darf começará a ser impresso com código de barras para permitir o pagamento de tributos federais com cartão de débito ou de crédito (hoje, o contribuinte, depois de fazer a declaração e verificar se tem saldo de imposto a pagar, precisa imprimir o Darf para quitar a dívida). Também será autorizado o débito em conta-corrente.
A Receita também anunciará o parcelamento das contribuições previdenciárias pela internet a partir de 2012. A medida evitará a necessidade do atendimento presencial nos postos do INSS.
FONTE: Folha de S. Paulo