O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, divulgado nesta sexta-feira, 9, mostra que os brasileiros estão bem mais cautelosos.
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, divulgado nesta sexta-feira, 9, mostra que os brasileiros estão bem mais cautelosos.
O número de consumidores que buscaram crédito em novembro caiu 1,7% na comparação com outubro, registrando a terceira queda mensal consecutiva.
Na comparação anual, a taxa ficou negativa pela primeira vez desde setembro de 2009, com recuo de 7,4% em relação a novembro de 2010.
Para os economistas da Serasa Experian, três motivos explicam esses resultados: desaquecimento econômico doméstico, agravamento da conjuntura internacional e aumento da inadimplência.
Esse cenário, dizem os economistas da empresa, leva o consumidor a dar prioridade ao pagamento de dívidas e a ser mais moderado na hora de buscar financiamentos.
Apesar das quedas do indicador em novembro, no acumulado do ano a procura do consumidor por crédito mostra crescimento de 8,8% na comparação com o período de janeiro a novembro de 2010.
Esse aumento é puxado pelos consumidores nordestinos. Em novembro, a região Nordeste foi a única a verificar ampliação da demanda por crédito - alta de 1,7% ante outubro.
Nas demais regiões, houve quedas: -3,1% no Centro-Oeste, -3% no Sul, -2,1% no Sudeste e -2,4% no Norte.
No acumulado do ano até novembro, os nordestinos também estão na frente, com elevação de 13,7% em relação ao mesmo período de 2010.
Na região Centro-Oeste, o crescimento foi de 10,3%; no Norte, 7,9%; no Sudeste, 8%; e no Sul, 6,1%.
FONTE: Estadão.com