Taxa de inadimplência sobe para 4,7%

Tamanho da Letra:

A taxa de inadimplência chegou a 4,7% do total de empréstimos para a compra de veículos novos e usados em outubro, dado mais recente divulgado, considerando atrasos acima de 90 dias.

A taxa de inadimplência chegou a 4,7% do total de empréstimos para a compra de veículos novos e usados em outubro, dado mais recente divulgado, considerando atrasos acima de 90 dias.

O número, que engloba apenas os financiamentos para pessoa físicas, ficou acima do contabilizado no mês anterior (4,4%) e se iguala ao registrado em outubro de 2009, quando o Brasil ainda sentia os efeitos da crise de 2008.

Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef (associação dos bancos das montadoras), destaca que "a trajetória de crescimento é preocupante". Em janeiro, a taxa havia recuado para 2,6%.

O executivo aponta a inflação como o principal motivo para a elevação, reduzindo a capacidade de pagamento dos consumidores. A perspectiva, afirma, é de diminuição do índice devido ao dinheiro extra do 13º salário.

Para o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, "a inadimplência sempre preocupa, mas acreditamos que seja um período passageiro", destacando que o dado continua abaixo do nível para todos os bens (7,1%).

 

FONTE: Folha de S. Paulo

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900