Endividamento cai pelo 6º mês

Tamanho da Letra:

Para garantir novas compras é preciso quitar as dívidas para ter crédito no comércio. E é isso que os consumidores parecem estar dispostos a fazer. Segundo a pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (Peic)

Para garantir novas compras é preciso quitar as dívidas para ter crédito no comércio. E é isso que os consumidores parecem estar dispostos a fazer. Segundo a pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o percentual de clientes endividados registrou queda pelo sexto mês consecutivo em todo o país.

De acordo com o estudo, 59% das famílias consultadas afirmaram ter dívidas de cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de loja, empréstimos pessoais, prestação de carro e seguros. No mês anterior, o percentual era de 61,2%. O indicador recuou também em relação aos 59,8% de novembro de 2010.

O percentual de famílias que declararam não ter condições de quitar as dívidas também caiu em novembro, após uma leve alta em outubro de 2011, passando de 8,2% para 7,3%. Em novembro do ano passado, 10,9% das famílias declararam não ter condições de pagar as contas em atraso.

Desaceleração

A economista da CNC Marianne Hanson avalia que a queda do endividamento das famílias está diretamente ligada à desaceleração na economia. "Os consumidores estão mais cautelosos em relação às novas aquisições de bens.

Eles estão preferindo pagar as dívidas anteriores para então consumirem mais agora no fim de ano", afirma.

No entanto, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), outra pesquisa divulgada pela CNC, voltou a crescer, pelo segundo mês consecutivo, em novembro. O índice aumentou 0,3% em relação a outubro. Na comparação com o ano passado, recuou 1,2%.

"Mesmo em menor ritmo que em 2010, as famílias estão confiantes em relação ao emprego e à renda, impactando positivamente no resultado mensal", afirma Bruno Fernandes, economista da CNC.

 

FONTE: Correio Braziliense

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900