Os brasileiros estão mais preocupados com a prevenção de doenças. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN).
Os brasileiros estão mais preocupados com a prevenção de doenças. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). Entre os 1.373 entrevistados, no País, 44% consultam-se regularmente com o médico, ainda que não tenham problemas de saúde específicos. Em 2010, esse número era de 32%.
A valorização da prevenção em saúde parece ser uma tendência mundial. O estudo — que ouviu 31.577 em 39 países — mostrou que, em média, 30% das pessoas procuram atendimento médico regular, contra os 21% registrados no ano passado.
O levantamento mostrou, porém, que apenas 57% dos entrevistados seguem à risca as orientações do clínico depois da consulta. No Brasil, o número é bem maior, mas ainda está longe do adequado; 78% dos pacientes tomam os remédios prescritos pelo médico adequadamente.
É importante que as pessoas procurem regularmente o clínico geral para uma avaliação e que sigam as suas recomendações corretamente. Não há, porém, a necessidade de exageros, principalmente em exames, que sempre apresentam algum risco — explicou o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Gustavo Gusso.
FONTE: Extra