A Petrobras espera adicionar mais de 600 mil barris de petróleo por dia a sua capacidade de produção entre o quarto trimestre deste ano e o final de 2012.
A Petrobras espera adicionar mais de 600 mil barris de petróleo por dia a sua capacidade de produção entre o quarto trimestre deste ano e o final de 2012. A empresa prevê o início de operação de 16 poços com capacidade de produção de 175 mil barris diários em novembro e dezembro deste ano, disse o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa.
Outros 4 poços com capacidade de 38 mil barris de óleo por dia começaram a extrair petróleo em outubro, num total de 20 poços com 213 mil barris a mais no quarto trimestre. "Esperamos ter um crescimento mais rápido na produção do pré-sal", afirmou Barbassa.
Com os novos poços, a produção de petróleo deve atingir um pico de 2,2 milhões de barris por dia em dezembro. Nos nove primeiros meses do ano, a estatal produziu em média 2,013 milhões de barris diariamente.
Para 2012, a Petrobras pretende adicionar novas unidades de produção que vão contribuir com capacidade adicional de 414 mil barris diariamente.
Estão previstos para o terceiro trimestre do ano que vem os projetos Baleia Azul, piloto no pré-sal de Santos, com capacidade de produção de 100 mil barris por dia; Tiro Sidon, com 80 mil barris diários, e Tambaú, que produzirá somente gás natural na bacia de Santos.
No último trimestre, a Petrobras inicia produção de mais um projeto no campo de Roncador, na bacia de Campos, e o piloto de Guará, no pré-sal, com capacidade de 120 mil barris diários.
FONTE: Folha de S. Paulo