Banco compra norte-americano e traça meta de ter 9% do lucro líquido fora do país
O Banco do Brasil anunciou ontem mais um passo de sua estratégia de internacionalização: a compra do norte-americano Eurobank, ponto de partida para iniciar suas operações com brasileiros residentes no país.
A aquisição do Eurobank custou US$ 6 milhões ao Banco do Brasil. Por esse valor, o brasileiro comprou as operações nas três agências do banco norte-americano, todas na Flórida -um dos redutos de brasileiros nos Estados Unidos.
Com a ofensiva no exterior, iniciada em abril passado com a aquisição do Banco da Patagônia, na Argentina, o BB quer ampliar os ganhos com negócios fora do país.
De acordo com o vice-presidente da área internacional do banco, Allan Toledo, a meta é que, em cinco anos, 9% do lucro líquido do BB venha do exterior. Hoje, esse número não passa de 1%.
O banco também deve começar a operar na África nos próximos meses, após acordo com o Bradesco para comprar as operações do português BES no continente.
Depois do Eurobank, diz Toledo, o BB mira aquisições na América do Sul, em países como Colômbia, Peru, Chile e Equador. Agora, o banco pretende investir pelo menos US$ 25 milhões, em três anos.
O plano no país inclui 20 agências abertas em cinco anos, com o objetivo de atrair brasileiros e hispânicos residentes nos EUA. A meta, segundo Toledo, é ter 400 mil clientes nesse prazo, incluindo 25% dos 1,5 milhão de brasileiros que vivem no país.
FONTE: Folha de S.P