A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) diminuiu em seis das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na última semana de fevereiro.
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) diminuiu em seis das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na última semana de fevereiro. A principal redução na taxa foi observada em Brasília, onde o IPC-S passou de 0,29% na semana de 22 de fevereiro para 0,02% na semana de 28 de fevereiro. Esse também é o resultado mais baixo neste levantamento entre as capitais observadas.
De acordo com a FGV, também houve redução do índice em São Paulo (de 0,66% para 0,47%), que é a capital com maior peso na formação do IPC-S; em Salvador (de 0,37% para 0,21%); em Belo Horizonte (de 0,61% para 0,50%); em Recife (de 0,25% para 0,14%); e no Rio de Janeiro (de 0,58% para 0,53%).
Apenas em Porto Alegre os preços subiram com mais força no período e a taxa aumentou de 1,24% para 1,48%.
Na média nacional, o IPC-S atingiu 0,49% na última semana de fevereiro, com redução de 0,12 ponto percentual em relação ao resultado da semana anterior (0,61%). A diminuição foi puxada principalmente pelo menor ritmo de aumento nos preços das despesas de transportes, que no período ficou 0,60 ponto percentual menor do que no levantamento anterior.
O IPC-S é medido semanalmente pela FGV e registra a variação de preços em sete capitais, no período de um mês.
( Juliana Andrade)
FONTE: Agência Brasil.