Para conhecimento dos associados, divulgamos as tabelas com os resultados discriminados da consulta da PREVI sobre a distribuição do superávit do Plano de Benefícios 1, bem como mensagem da Presidente da FAABB, Sra. Isa Musa de Noronha, de 15/12/2010, a respeito do assunto.
Para conhecimento dos associados, divulgamos as tabelas com os resultados discriminados da consulta da PREVI sobre a distribuição do superávit do Plano de Benefícios 1, bem como mensagem da Presidente da FAABB, Sra. Isa Musa de Noronha, de 15/12/2010, a respeito do assunto.
Esperamos que a expressiva aprovação do acordo (80% dos beneficiários da ativa e aposentados votaram SIM) não venha a ser utilizada, indevidamente, nos pleitos judiciais contra a Resolução CGPC 26/2008, como implícita aceitação da distribuição de 50% deste e de futuros “superávits” ao patrocinador, como consta daquele documento, de forma ilegal.
Destacamos que mesmo neste caso, que envolve vantagens financeiras imediatas, apenas 43,50% dos beneficiários aposentados participaram da votação. Se continuarmos indiferentes e omissos quanto aos nossos lídimos interesses subtraídos, não teremos a mínima condição de recuperá-los.
------------------------------------------------------------------------------
Mensagem da Sra. Presidente da FAABB às associações de aposentados e pensionistas do BB sobre a proposta de destinação do superávit PREVI
“ Prezados Senhores,
Não tenho consultado grupos da internet. Há muito eu os deixei de lado, pelo modo pouco civilizado que fazem uso dessa ferramenta: a internet. Escrevem na internet, nos grupos, coisas que não teriam a coragem de dizer frente a frente. Contudo, preocupa-me a posição de algumas associações, através de mensagens que recebo em meu e-mail, enviadas por colegas que, frequentando os grupos, se espantam com o que corre por lá.
Quando fizemos a reunião em Brasília, no dia 17 de outubro, véspera do segundo encontro com o BB, todas as associações sabiam que a Resolução está valendo. Todas as Associações estão cientes de que, para ter benefícios para nós, haveria a contrapartida para o Banco, pois a despeito de ações judiciais, a resolução não está suspensa, nem revogada, não há sentença transitada em julgado. Conseguimos negociar a parte incontroversa: 50%. Os outros 50% saberemos quando a Justiça decidir sobre nossa ação judicial, pois hoje a Resolução está valendo e estamos na Justiça para derrubá-la... Se tivermos ganho de causa, o BB terá de se virar para recompor suas contabilizações e estornar os ativos atuariais que tiver considerado.
Na reunião de Brasília foram escolhidas propostas para serem levada à mesa. É incompreensível que agora, feito o acordo, questionem que a assinatura do acordo esteja doando 50% ao BB. Repito. Todos sabiam que a resolução 26 iria nortear a distribuição do superávit.
Se não era para acatar isso, as associações deveriam ter votado, naquele dia 17, que a FAABB não deveria ir à mesa. Sou contra o plebiscito. Mas isso é ideia da CONTRAF CUT, para dizer aos sindicalizados que a CUT os escuta. Contudo, dizer sim ou não, em um plebiscito assim, pouco importa. Preocupa-me a posição da Federação.
A FAABB foi à mesa defendendo as propostas que as associações escolheram. Agora a FAABB recebe criticas de algumas das filiadas. Alguém tinha a ilusão de que o BB abriria mão da Resolução 26? Claro que não. Dia 17 de outubro as Associações votaram propostas que a FAABB levaria à mesa sabendo, estando convictas, de que a Resolução 26 estava valendo.
Isso deve ficar bem claro, pois há mensagens na internet dizendo que a FAABB assinou à revelia das Associações.
Não é verdade.
No dia 17, véspera da reunião como Banco, no Hotel Nacional em Brasília, as associações escolheram as propostas que a FAABB defenderia à mesa. Naquela data, já não existia mais Liminar derrubando a Resolução 26, então, todos sabiam que qualquer benefício conquistado teria a contrapartida do BB, pelos menos até quando a Justiça nos der ganho de causa.
Atenciosamente,
Isa Musa de Noronha ”
----------------------------------------------------------------------------------
Votaç Votação PREVI – Resultado em cada um dos Estados
Vot Votação PREVI – Resultado consolidado
Fonte: Fonte: PREVI