Projeto que fixa regras da ortotanásia avança mais

Tamanho da Letra:

A Câmara dos Deputados deu mais um passo para regulamentar a ortotanásia. A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou ontem um projeto de lei que define os procedimentos para o não prolongamento da vida do doente terminal.

A Câmara dos Deputados deu mais um passo para regulamentar a ortotanásia.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou ontem um projeto de lei que define os procedimentos para o não prolongamento da vida do doente terminal.

O texto exige autorização expressa do paciente, da família ou de seu representante legal para que o médico limite ou suspenda tratamentos que estendam a vida.

O pedido de ortotanásia deve ser submetido a uma junta médica, formada pelo médico do paciente, por um especialista no caso tratado e por um psiquiatra.
A aprovação do projeto ocorreu uma semana depois de a Justiça Federal dar respaldo aos médicos que optarem pela ortotanásia. O Conselho Federal de Medicina e o Ministério da Saúde já se disseram favoráveis à pratica.

O projeto, de autoria do Senado, ainda será votado pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário. Por ter sofrido alterações na Câmara, deve retornar ao Senado para mais uma discussão.

 

FONTE: Folha de S.P

 

(Flávia Foreque)
 

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900