O otimismo com a situação econômica atual e com o quadro futuro contribuiu para a melhoria da confiança do consumidor em novembro. O indicador que mede esse sentimento marcou 125,4 pontos no período, recorde histórico na pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV).
O otimismo com a situação econômica atual e com o quadro futuro contribuiu para a melhoria da confiança do consumidor em novembro. O indicador que mede esse sentimento marcou 125,4 pontos no período, recorde histórico na pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Em trajetória de alta desde fevereiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) tinha ficado em 122,1 pontos em outubro. Em novembro de 2009, a leitura correspondeu a 114,7 pontos. Os dados respeitam ajuste sazonal.
Dos dois componentes do ICC, o Índice da Situação Atual (ISA) passou de 141,2 pontos em outubro para 147,5 pontos no mês seguinte, também recorde histórico como apontou a FGV. O Índice de Expectativas partiu de 111,9 pontos para 113,6 pontos.
O levantamento apontou que a parcela dos consumidores que classificaram como boa a situação econômica atual subiu de 31,7% para 34,6% entre outubro e novembro. Aqueles que a avaliaram como ruim foi de 18,7% para 15,9%.
Quanto aos próximos seis meses, 31,7% dos entrevistados esperam melhora do quadro econômico local e 11,5% projetam piora. No mês passado, essas cifras eram 27,3% e 9,8%, respectivamente.
O ICC é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor, feita com base em uma amostra de mais de 2 mil domicílios em sete principais capitais brasileiras.
(Juliana Cardoso )
FONTE:Valor