Governo aumenta gastos com transplantes

Tamanho da Letra:

Ministério anuncia investimentos em bancos de tecidos e qualificação profissional

Ministério anuncia investimentos em bancos de tecidos e qualificação profissional

O Ministério da Saúde reajustou ontem os valores dos procedimentos relacionados a transplantes, ao custo anual de R$ 30 milhões. O objetivo é aumentar a captação de órgãos e tecidos.

Segundo Alberto Beltrame, secretário de atenção à saúde, só 50% das mortes encefálicas são comunicadas pelos médicos ao sistema nacional. A morte encefálica abre brecha para um dos tipos de doação de órgãos.

A realização dos exames que detectam essa condição ainda é demorada. "Pretendemos aumentar o número de notificações e mortes confirmadas", disse Beltrame, no lançamento da campanha anual de doação de órgãos.

Não é a primeira vez que o valor dos procedimento aumenta. Em 2009, o valor da diária da UTI do provável doador foi reajustado.
Outras portarias relacionadas a transplantes foram assinadas ontem, totalizando R$ 76 milhões. As medidas preveem ainda a qualificação de profissionais, a implantação de bancos de tecidos em dez Estados e 80 novos leitos para transplantes de medula óssea.

Uma dos alvos da qualificação é o profissional de saúde que lida com a autorização das famílias de potenciais doadores -24% delas dizem não à doação, segundo o secretário.
Com as medidas, o governo quer que o total de transplantes aumente entre 15% e 20%. Nos últimos sete anos, o número de transplantes cresceu 59,2%, chegando a 20.253 cirurgias em 2009.

A fila para o transplante tem 60 mil pessoas hoje.

FONTE: Folha de São Paulo

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900