Notícias de Brasília

Tamanho da Letra:

Estudo do Procon-DF mostra que as empresas dos dois setores são as que têm maior número de reclamações dos usuários

Telefônicas e financeiras são pedras no sapato —

Operadoras de telefonia e financeiras continuam dando muita dor de cabeça aos brasilienses. Empresas dos dois setores lideraram, mais uma vez, o ranking das mais reclamadas e das que resistem em resolver as queixas dos consumidores. A lista referente aos últimos 12 meses — de 1º de setembro de 2009 a 31 de agosto deste ano — foi divulgada ontem pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF). Os dados vão compor o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, que será publicado em 60 dias pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), ligado ao Ministério da Justiça.

Algumas empresas se repetem na listagem, com serviços diferentes. Com base nas informações do Procon, o Correio montou dois rankings: um leva em conta o total de registros formalizados pelo órgão, sem computar as consultas; o outro, as reclamações fundamentadas, ou seja, aquelas que passaram pela fase de conciliação sem acordo e, por isso, resultaram em abertura de procedimento administrativo. Nesse caso, independe se o problema foi ou não solucionado no decorrer do processo.

Das 10 empresas que ocuparam, no ano passado, o topo do ranking das reclamações fundamentadas, apenas uma — Cartão Carrefour — deixou as primeiras posições. Este ano, a Oi liderou a lista, com 58 queixas na telefonia fixa, que persistiram após a conciliação, sendo seis delas sem solução. Em seguida, aparecem a Claro e a Itaú Financeira. As novidades são a BV Financeira, o Banco Finasa e a NET. No ranking das mais reclamadas, a Oi ocupa a primeira e a terceira posições, com os serviços de telefonia fixa (6.901 registros) e móvel (2.384 registros). Em segundo lugar, está a Claro (3.316 registros). Tim e Vivo vêm em seguida, em terceiro e quarto, respectivamente.

Brechas legais
Para o assessor especial da diretoria do Procon-DF, Luiz Cláudio da
Costa, o fato de as mesmas empresas encabeçarem os rankings mostra o comportamento resistente delas em adotar uma interpretação favorável ao consumidor. “Ao contrário, tentam encontrar brechas na lei para não cumprirem com suas obrigações. Em vez de se adequarem, demonstram maior disposição para brigar”, comenta Costa. O Procon-DF realiza em média 300 atendimentos por dia. Cerca de 94% dos casos são resolvidos.

Os dados não surpreendem mais o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), José Geraldo Tardin. “A única solução é o governo adotar uma política séria de direito do consumidor”, acredita. “Multar não adianta mais nada. As empresas recorrem. E mesmo quando pagam, comemoram. O que são R$ 1 mil de indenização para quem tem R$ 3 bilhões de faturamento por ano?”, provoca Tardin.

Veja no Blog do Consumidor o ranking completo das empresas e as respostas das que encabeçam as listas.


Rankings

As 10 com mais queixas
1 - Oi (telefonia fixa)
2 - Claro
3 - Oi (telefonia móvel)
4 - TIM
5 - Vivo
6 - BB
7 - Banco Finasa
8 - BV Financeira
9 - Banco Itaú Leasing
10 - Financeira Itaú

As 10 mais resistentes
1 - Oi (telefonia fixa)
2 - Claro
3 - Itaú Financeira
4 - Itaú Leasing
5 - TIM
6 - Oi (telefonia móvel)
7 - Vivo
8 - Banco do Brasil/ BVFinanceira/Banco Finasa
9 - Banco Itaú Card
10 - NET Brasília

FONTE: Correio Braziliense

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900