Notícias de Brasília

Tamanho da Letra:

Mais uma área de vegetação no Distrito Federal foi castigada pelo fogo. Desta vez, um incêndio consumiu ontem o equivalente a 200 campos de futebol numa região entre Sobradinho e Paranoá, próximo à construção da Torre Digital.

Fogo arrasa área de 200 hectares

Mais uma área de vegetação no Distrito Federal foi castigada pelo fogo. Desta vez, um incêndio consumiu ontem o equivalente a 200 campos de futebol numa região entre Sobradinho e Paranoá, próximo à construção da Torre Digital. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 15h30h, mas até o fechamento desta edição, não havia conseguido debelar as chamas, por isso, a estimativa é que a devastação possa ser bem maior. Hoje pela manhã, um helicóptero da corporação vai sobrevoar a região para saber a real dimensão do estrago. O vento contribuiu para a propagação das chamas, que já estavam chegando às margens da DF-001. A fumaça na estrada dificultava a visão dos motoristas. Como forma de prevenção, cinco brigadistas ficaram de prontidão caso ocorresse algum acidente.

Da Esplanada dos Ministérios já era possível ver a nuvem de fumaça cobrindo o céu da Capital. A área pertence à Terracap e há dois anos não sofria com queimadas, o que, de acordo com o comandante do Grupamento de Combate a Incêndio Florestal, coronel Odílio Domingues, ajuda na propagação do fogo. “Tem muito material seco e o fogo se alastra muito rápido”, explicou.

Ainda de acordo com o oficial bombeiro, o clima contribui para esse tipo de tragédia ambiental, mas o fator predominante é a ação do homem. “Se o homem não jogasse guimba de cigarro pela janela do carro, se não jogasse entulho em qualquer lugar, se não fizesse queimadas de lixo sem autorização, não teríamos tantos incêndios florestais. É uma questão de consciência”, afirmou Odílio.

Somente ontem, da meia-noite às 21h, foram registrados 45 focos. E os próximos dias não devem ser diferentes, já que a estiagem em Brasília deve durar até o fim de setembro. De janeiro até o último dia 10, foram registrados 1.802 incêndios florestais. O número corresponde a 95% de todas as ocorrências computadas em todo o ano de 2009.

No último sábado, um outro incêndio destruiu cerca de 20 hectares, no Parque da Cidade. Os bombeiros deram prioridade à área que fica atrás do Complexo da Polícia Civil, pois as chamas se propagavam com velocidade em direção ao pátio onde ficam os carros apreendidos em operações policiais. Os militares também tiveram trabalho para combater os focos que chegaram ao Cemitério Campo da Esperança. Na Quadra 119 do cemitério, os túmulos só não foram atingidos porque funcionários impediram o avanço do incêndio usando galhos de árvores molhados como abafadores.

FONTE: Correiro Braziliense

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900