DE BRASÍLIA - A economia brasileira teve crescimento de 10,5% nos quatro primeiros meses de 2010 em relação ao mesmo período de 2009, segundo o IBC-BR (Índice de Atividade do Banco Central). Os valores divulgados ontem apontam para expansão continuada da economia, ao invés da acomodação esperada por governo e economistas. Esse indicador foi criado recentemente pelo BC para tentar antecipar a tendência do PIB (soma dos bens e serviços produzidos no país no período), com base nos dados disponíveis até o momento.
A economia brasileira teve crescimento de 10,5% nos quatro primeiros meses de 2010 em relação ao mesmo período de 2009, segundo o IBC-BR (Índice de Atividade do Banco Central).
Os valores divulgados ontem apontam para expansão continuada da economia, ao invés da acomodação esperada por governo e economistas.
Esse indicador foi criado recentemente pelo BC para tentar antecipar a tendência do PIB (soma dos bens e serviços produzidos no país no período), com base nos dados disponíveis até o momento.
Ele é utilizado também nos modelos do BC para definir a taxa básica de juros.
No primeiro trimestre, o IBC-BR mostrava expansão de 9,9% (revisada para 10,4%). Os números oficiais do IBGE, que contam com mais dados e são divulgados apenas a cada três meses, mostraram crescimento de 9%.
O indicador também mostra que a economia cresceu 0,3% em abril na comparação mensal e 10,9% na comparação com abril de 2009.