O poeta Ferreira Gullar, 79, autor de "A Luta Corporal" (1954), "Poema Sujo" (1975) e "Muitas Vozes" (1999), entre outros livros, conquistou ontem o Prêmio Camões. Criado em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal, o Camões é o principal prêmio da literatura em língua portuguesa.
Poeta Ferreira Gullar vence Prêmio Camões de literatura
"Estou muito surpreso, não imaginei que fosse acontecer", diz
O poeta Ferreira Gullar, 79, autor de "A Luta Corporal" (1954), "Poema Sujo" (1975) e "Muitas Vozes" (1999), entre outros livros, conquistou ontem o Prêmio Camões.
Criado em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal, o Camões é o principal prêmio da literatura em língua portuguesa.
Gullar participava de um evento literário em Monteiro Lobato, cidade do interior de São Paulo, quando o prêmio foi anunciado, em Lisboa.
Gullar estava na fazenda Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde Lobato escreveu muitos de seus contos e romances, quando foi avisado pelo amigo e membro da Academia Brasileira de Letras Antonio Carlos Secchin.
"É o que menos me preocupa. Estou muito honrado por ter ganhado o prêmio mais importante da nossa língua. Portugal tem uma certa simpatia por mim, o que muito me honra. Até porque sou neto de português."
Além dos poemas, já escreveu crônicas, ensaios literários, livro de memórias, peças de teatro e roteiros para TV. Hoje é colunista do caderno Ilustrada, da Folha.
FONTE: Folha de São Paulo