Ano deve fechar com PIB de 7%

Tamanho da Letra:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a economia brasileira crescerá pelo menos 7% este ano. "Projetamos crescimento da economia não inferior a 7% em 2010 e temos a meta de gerar 2,5 milhões de empregos", disse Lula durante ato de assinaturas de convênios do Brasil com a União Europeia, no Itamaraty.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a economia brasileira crescerá pelo menos 7% este ano. “Projetamos crescimento da economia não inferior a 7% em 2010 e temos a meta de gerar 2,5 milhões de empregos”, disse Lula durante ato de assinaturas de convênios do Brasil com a União Europeia, no Itamaraty. Durante o evento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o crescimento do Brasil ficará entre 6,5% e 7% este ano. As previsões anteriores do próprio ministro eram de um crescimento de até 6,5%. Questionado sobre os últimos números divulgados pelo Banco Central, Mantega disse ainda que não há superaquecimento da economia.

“Já estava previsto. Faz tempo que digo isso para vocês: ‘vai haver uma desaceleração do crescimento depois do primeiro trimestre porque o primeiro trimestre antecipou o faturamento, as vendas, do segundo trimestre’. Então é como se a gente devesse fazer uma média: pegar o primeiro trimestre, que foi um crescimento muito forte, somar com o segundo trimestre e dividir pelo meio”, argumentou.

Preocupação

Mantega previu uma recomposição do crescimento a partir do terceiro trimestre do ano. “Estaremos naquela época com 5,5% de crescimento, 6% de crescimento”, calculou. O ministro afirmou que é natural que agora tenha havido uma desaceleração e que o crescimento do primeiro trimestre foi uma reação à queda de 2009, mas que haverá uma acomodação da economia num patamar “normal” de crescimento. “O novo patamar normal de crescimento é 5,5%, 6%. Então, este ano é um pouco atípico por conta do que aconteceu no ano passado. Tirando estímulos, a economia desacelera e entra num ritmo normal. O ano termina com 6,5% a 7% de crescimento”, disse Mantega durante a Cúpula Brasil-União Europeia, em Brasília.

O ministro previu ainda que o ano terminará com uma inflação dentro da meta estabelecida. “A inflação é uma preocupação permanente da gente, mas com o IPCA zero é claro que ela deu uma caída, que, aliás, eu já havia previsto também. Eu falei: ‘alimentação puxava a inflação para cima e vai puxar para baixo’.

E nesse momento puxou para baixo, tanto que deu IPCA zero (em junho)”, disse. Para Mantega, esse resultado é muito satisfatório porque indica que o crescimento é sustentável e que não há superaquecimento da economia. “Nós teremos um crescimento sustentável até o final do ano e devemos encerrar o ano com a inflação dentro das metas”, estimou.

(Mariana Mainenti)
 FONTE: Correio Braziliense

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900