SAÚDE - Mal adormecido

Tamanho da Letra:

Lesões na pele e dores são sinais clássicos de uma doença parente da catapora que afeta sobretudo idosos

Lesões na pele e dores são sinais clássicos de uma doença parente da catapora que afeta sobretudo idosos

Geralmente, o primeiro sintoma é o cansaço, semelhante ao causado por um resfriado. Depois surge um formigamento dolorido nos braços, nos ombros e nas costas. Após dois dias, aparecem lesões avermelhadas, que gradualmente se transformam em pequenas bolhas cheias de fluidos. Nesse estágio, a dor aumenta, configurando um quadro de herpes-zoster.

Apesar do nome, o mal não tem relação alguma com o herpes labial. O herpes-zoster é transmitido pelo mesmo vírus da catapora, tão comum em crianças. “Mesmo que a pessoa não tenha tido essa doença na infância, ela pode ter sofrido contágio pelo vírus varicela-zoster. Quando for idosa, poderá desenvolver o herpes-zoster”, explica a dermatologista Joana Ribeiro Costa de Faria.

Com o tratamento, a pessoa está curada das erupções na pele, em até dois meses. A dor, porém, pode persistir, pois ela fica no percurso do músculo afetado. “Existem algumas opções para lidar com o problema, desde o uso de analgésicos comuns até remédios mais potentes, como anticonvulsantes ou antidepressivos, que também são úteis no combate à dor”, afirma o infectologista José David Erbaéz Brito.

Palavra do especialista

O herpes-zoster pode trazer complicações ao paciente?

Sim. Cerca de 10% das pessoas que contraem a doença se tornam portadoras de neuralgia pós-herpética. É a sensação de dor intensa na área da pele onde surgiram as bolhas e que permanece mesmo depois da cura das feridas.
O distúrbio pode durar meses ou, muito raramente, anos. Essa dor severa é muito comum em pacientes mais velhos, e frequentemente é acompanhada de sensibilidade extrema ao frio e ao calor na área afetada da pele.

O paciente necessita de cuidados especiais?

Eles precisam ser tratados o mais rápido possível, para eliminar a sensação de dor. Eles necessitam, sim, de um criterioso rastreamento médico. A doença é benigna e a maioria dos doentes se cura. Porém, o herpes-zoster pode ser um sinal de doenças mais graves, como câncer do aparelho digestivo, leucemia, linfomas e Aids. Principalmente em pessoas mais jovens. Em uma criança de cinco anos, por exemplo, vou suspeitar de um caso de leucemia.
Em um adulto de 30 anos, de contaminação pelo HIV.


(José David Erbaéz Brito é infectologista e especialista em doenças tropicais)
 
 

FONTE: Correio Braziliense (Revista de domingo - Maria Vitória)

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900