Existem quatro providências capazes de realmente aumentar a sua chance de viver mais e melhor. São elas: parar de fumar, manter uma alimentação saudável, exercitar-se e beber com moderação. Quem segue essa receita tem 65% menos chance de morrer prematuramente, afi rma uma pesquisa.
Existem quatro providências capazes de realmente aumentar a sua chance de viver mais e melhor. São elas: parar de fumar, manter uma alimentação saudável, exercitar-se e beber com moderação. Quem segue essa receita tem 65% menos chance de morrer prematuramente, afi rma uma pesquisa. O que mais faz diferença com o passar do tempo? Pensar de forma positiva, livrarse do estresse e dormir bem. No fi nal, porém, o segredo da juventude eterna é manter-nos sempre ligadas, abertas a novas experiências e sintonizadas com o mundo que nos cerca - aproveitar a vida é uma excelente maneira de torná-la mais longa.
Pare de fumar
Os idosos são a parcela da população com mais chance de sofrer de doenças causadas pelo fumo e de morrer prematuramente: quem fuma vive em média de 12 a 15 anos menos. Além disso, fumar é a segunda maneira mais eficiente de envelhecer a pele. De acordo com a OMS, a nicotina vicia mais que heroína, cocaína, álcool, cafeína e maconha. Portanto, é hora de parar!
688
Eduque-se
Quanto você sabe sobre os riscos do cigarro? Estudos mostram que as pessoas só param de fumar quando descobrem o pior. Entre na internet agora e veja por si mesma!
689
Nunca é tarde
As pesquisas demonstram que abandonar o cigarro, mesmo depois dos 65 anos de idade, traz benefícios significativos à saúde e aumenta a expectativa de vida. Depois de 5 anos sem fumar, os riscos são parecidos aos de quem nunca fumou.
690
Planejamento
O primeiro passo para deixar de fumar é decidir parar (não apenas reduzir o fumo). Escrever seus pensamentos em um diário pode ajudar. Faça uma lista das razões para abandonar o vício e dos motivos pelos quais você não conseguiu parar antes. Anote alternativas para enfrentar situações de estresse. Estabeleça um prazo.
691
Reposição de nicotina
Uma terapia de reposição de nicotina adequada - adesivos, goma de mascar ou remédios - reduz o desejo de fumar, elimina os sintomas da abstinência e pode dobrar suas chances de abandonar o cigarro. Consulte um médico antes de comprar qualquer produto.
692
Ajuda profissional
Consulte um médico sobre clínicas especializadas ou grupos que ofereçam programas antitabagismo personalizados. Visite o website do Ministério da Saúde e conheça o programa de controle do tabagismo: www.saude.gov.br.
693
Grupos de ajuda
A troca com pessoas na mesma situação pode ajudar na luta para abandonar o vício. Procure um grupo dos Fumantes Anônimos.
694
Apoio amigo
Busque o apoio da família, dos amigos e dos colegas de trabalho. Peça que lhe enviem mensagens de apoio e que a ajudem a resistir à tentação. É mais fácil abandonar o vício se um amigo adere à luta.
695
Despistes
Elimine a associação entre fumar, encontrar amigos e beber. Reserve o fumo para sessões solitárias. Planeje sua vida social com não-fumantes. Reduza o consumo de álcool nos dois primeiros meses de abstenção.
696
Coma verduras
Trate de comer verduras como mostarda, couve e repolho praticamente todos os dias. Segundo a Fundação de Saúde Americana, duas porções diárias de brócolis, couve-flor ou couve-de-bruxelas reduzem os níveis de toxinas do cigarro nos fumantes.
697
Frutas, verduras e legumes
Além de o cigarro produzir radicais livres, que envelhecem o organismo prematuramente, os fumantes têm níveis mais baixos das vitaminas antioxidantes necessárias ao contra-ataque. Como antídoto, coma frutas e verduras e beba muita água para eliminar as toxinas.
698
Ocupe as mãos
Se sentir necessidade de ocupar as mãos, coma pistache. O pistache é ótimo para o coração, pois contém mais fitoesteróis - redutores do nível de colesterol - do que outras castanhas. As mulheres gregas apegam-se aos rosários para ocupar as mãos. Tricotar com lã grossa também traz resultados satisfatoriamente rápidos.
699
Ajuda das ervas
Para fortalecer e limpar os pulmões após ter parado de fumar, tome tussilagem na forma de solução (30 gotas diárias diluídas em água) ou de cápsulas (siga a bula).
700
Acupuntura
Pesquisas científicas concluíram que a acupuntura ajuda a parar de fumar.
701
Apoio homeopático
Para evitar o desejo de fumar, tome diariamente, por duas semanas, o medicamento Caladium C30. Tome Nuxvomica C30 por duas semanas, todos os dias, para livrar-se da nicotina no sangue. Se você tiver tosse depois de parar de fumar, tente uma dose diária de Pulsatilla C30 até que os sintomas desapareçam.
702
Maçãs amigas
Você sente necessidade de colocar alguma coisa na boca? Experimente uma maçã. Seu frescor ácido pode controlar o desejo de fumar.
703
Analgésicos naturais
Exercícios leves e regulares aliviam os sintomas da abstinência de nicotina e estimulam a produção de analgésicos naturais. Vá à academia quando os sintomas piorarem.
704
Mimada
Renda-se a outros prazeres: leia um romance na rede, tome banho de sol por 15 minutos, fi que na cama alguns minutos a mais ou delicie-se com chocolate amargo após o jantar.
705
Poupança aumentada
Um estudo da Universidade Estadual de Ohio demonstrou que, em cada ano de fumo, os adultos perdem cerca de 4% da renda. Ao parar de fumar, reserve o dinheiro poupado para comprar algo tangível: talvez um sofá ou um par de sapatos fabulosos.
706
Não desista
Se você não resistir, não se sinta fracassada. Tente outra vez. Em média, são necessárias sete tentativas para abandonar o vício de vez. Depois de parar, jamais caia na tentação de pôr um cigarro na boca. "Fumar e coçar é só começar."
Sem estresse
Todos nós necessitamos de uma pequena dose diária de estresse para nos motivar a enfrentar o dia e a lidar com os desafios. Quando, porém, o estresse é psicológico e freqüente e não há tempo suficiente para que o organismo se recupere, o bem-estar geral fica prejudicado.
707
Mexa-se
Uma maneira segura de reduzir o estresse é fazer exercícios físicos. Exercite-se por 30 minutos todos os dias. Pessoas em forma são mais resistentes ao estresse, exigem estímulos maiores para responder a ele e retornam ao normal mais depressa após incidentes desgastantes.
708
Jeito feminino
As mulheres lidam com o estresse de maneiras que reduzem as conseqüências negativas para a saúde. Elas usam estratégias do tipo "cuide e seja amigável", enquanto os homens tendem a isolar-se e a recorrer a bebidas e drogas. Talvez por isso as mulheres vivam em média sete anos e meio a mais.
709
Conte as horas de sono
Com menos de 6 horas de sono, o cérebro parece liberar hormônios relacionados ao estresse. Nas fases conturbadas, procure dormir mais.
710
Relaxe na banheira
A água quente acalma o sistema nervoso; os efeitos serão melhores se você colocar na banheira um óleo essencial relaxante (ver itens 579-97).
711
Aprenda a meditar
A meditação faz os hormônios do estresse retornarem aos níveis normais, além de relaxar os músculos e reduzir a freqüência cardíaca. Se você não puder meditar todo dia, tente enfrentar as tarefas diárias com concentração.
712
Força vegetal
Em situação de estresse o organismo libera adrenalina no sangue. Com o tempo, esse processo esgota a glândula supra-renal. A borragem (Borago offi cinalis), tradicionalmente administrada aos soldados antes da batalha para dar-lhes coragem, é um conhecido estimulante da suprarenal. Tome 20-30 gotas diluídas em água para restaurar a energia.
713
Essências florais
O floral australiano Calm & Clear é indicado para quem vive correndo e, no fim, pouco realiza. Ele contém essências que auxiliam na concentração e tranqüilizam a mente.
714
Recite um mantra
Recitar um mantra ajuda a reduzir o estresse, segundo os pesquisadores. Para aprender um, procure um curso de meditação de tradição oriental ou tente a ioga das correntes sivananda ou kundalini.
715
Reze
Sentada ou ajoelhada, com a coluna reta, junte as mãos. Feche os olhos e concentre-se na respiração.
Expirando, diga uma oração ou palavras sagradas que tenham significado para você. Repita a invocação toda vez que expirar. Procure eliminar a consciência do corpo. Ao proferir as palavras sagradas, tente abandonar pensamentos ou emoções a que esteja se apegando. Deixe a oração acender a chama divina em seu interior.
716
Use uma agenda
Se você sempre tem muito a fazer e pouco tempo para dar conta de tudo, planeje a semana com uma agenda. Inclua tempo para lazer, convívio social e descanso.
717
Chega de hora extra
Quem trabalha além da conta corre um risco maior de sofrer lesões ou doenças. Você está presa à cultura da hora extra e não tem como compartilhar tarefas? Seria possível manter o emprego apenas em meio período ou virar prestadora de serviço? Se não existem opções, talvez seja o caso de considerar uma mudança na carreira.
718
Guerra ao barulho
A poluição sonora - TV, crianças, sirenes estridentes - desencadeia uma resposta rápida do corpo, e as mulheres parecem menos tolerantes ao barulho. Em casa, desligue o som e a TV. Sempre que puder, fuja para onde o vento e o gorjeio dos pássaros sejam o único ruído.
719
Espetáculo de música
Um estudo mostra que ouvir música ao vivo pode diminuir o estresse, abaixando a pressão sanguínea e eliminando a tristeza e a depressão.
720
Pão e rosas
O coração sempre precisa de arte e beleza, assim como o corpo tem necessidade de sua ração diária de pão. Passe o horário de almoço em uma galeria, vá ao balé, coloque sobre a mesa um vaso de rosas.