O Ministério da Saúde lançou no dia 19 de maio a 1ª Campanha Nacional de Luta Contra as Hepatites Virais, que prossegue até 23 de maio, em rede nacional. O principal objetivo é sensibilizar a população em geral para a informação, prevenção, diagnóstico, transmissão e tratamento dos quatro principais tipos: A, B, C e D, com foco nos tipos B e C.
O Ministério da Saúde lançou no dia 19 de maio a 1ª Campanha Nacional de Luta Contra as Hepatites Virais, que prossegue até 23 de maio, em rede nacional. O principal objetivo é sensibilizar a população em geral para a informação, prevenção, diagnóstico, transmissão e tratamento dos quatro principais tipos: A, B, C e D, com foco nos tipos B e C. Na campanha, o Ministério orienta que crianças e adolescentes menores de 20 anos devem tomar as três doses da vacina contra hepatite B. A vacinação é realizada nos postos de saúde.
As hepatites virais são doenças silenciosas. Muitas pessoas não sabem que são portadoras, e assim não tomam cuidados para evitar a disseminação da doença. Muitas vezes, os sintomas só se manifestam tardiamente, tornando mais difícil o combate à enfermidade. Por isso a informação, a prevenção e o tratamento adequado são fundamentais.
Confira abaixo informações do ministério da Saúde sobre as hepatites. Para saber mais, ligue para o Disque Saúde (0800 61 1997) ou procure a unidade de saúde mais próxima.
O que são hepatites virais?
As hepatites virais são doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D que provocam inflamação do fígado. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser:
• cansaço
• tontura
• enjoo e/ou vômitos
• febre
• dor abdominal
• pele e olhos amarelados
• urina escura
• fezes claras
Como são transmitidas as hepatites B, C e D?
A Hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem camisinha (o vírus é encontrado no esperma e na secreção vaginal). Também é possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear ou de depilar, instrumentos para uso de drogas, materiais de manicure, escovas de dentes ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.
A mãe infectada pelo vírus da Hepatite B pode transmitir a doença para o bebê no momento do parto. Todo recém-nascido deve tomar a primeira dose da vacina contra Hepatite B ao nascer!
A Hepatite C é transmitida principalmente pelo sangue. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 pode ter a doença. As outras formas de transmissão são semelhantes às da Hepatite B. A transmissão sexual é menos frequente.
Só terão Hepatite D (ou Delta) aquelas pessoas que já estão infectadas pelo vírus da Hepatite B. Sua transmissão é igual à das Hepatites B e C.
Você pode ter hepatite B ou C se:
• fez sexo sem camisinha;
• recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 ou se compartilhou instrumentos para uso de drogas, escovas de dentes, lâminas de barbear ou de depilar, materiais para tatuagens ou colocação de piercings, materiais de manicure e agulhas e seringas.
Como se previnem as Hepatites B, C e D?
- Não compartilhe objetos como:
• escovas de dentes, lâminas de barbear ou de depilar;
• seringas e agulhas;
• cachimbos e canudos, caso você use drogas;
• materiais para fazer tatuagens e piercings.
- Utilize material de manicure individual ou esterilizado;
- Use preservativo em todas as relações sexuais.
Há vacina?
Contra Hepatite B existe vacina, disponível nas unidades de saúde. Crianças e adolescentes menores de 20 anos devem tomar as três doses da vacina. A vacina contra Hepatite B é indicada também para profissionais de saúde, manicures, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C, portadores do HIV, bombeiros, policiais etc. Contra Hepatites C e D não existem vacinas.
Como é transmitida a Hepatite A?
A Hepatite A é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas pelo vírus. Se você já teve hepatite A, não está livre de pegar as outras hepatites.
Como se prevenir da Hepatite A?
Lave as mãos após usar o banheiro, quando for preparar alimentos e antes de se alimentar. Lave bem os alimentos crus (frutas, verduras e legumes) e os deixe mergulhados por 30 minutos em uma solução preparada com uma colher das de sopa de água sanitária a 2,5%, diluída em um litro de água tratada. Cozinhe bem mariscos e frutos do mar.
Como saber se você tem Hepatite viral?
Somente com exames de sangue é possível saber se você está ou não com alguma das hepatites virais B, C ou D.
Existe tratamento para as hepatites virais?
Sim! O tratamento é um direito de todo cidadão e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).