Previdência tem negociação para acordo com os EUA

Tamanho da Letra:

O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, cumpre, em Washington, agenda que reforçará o interesse do governo brasileiro em negociar um acordo de previdência com os Estados Unidos. A negociação começou na segunda-feira (24), por intermédio da equipe técnica do ministério, e visa garantir benefícios previdenciários para os brasileiros que vivem naquele país - cerca de 1,3 milhão de pessoas - e para os 30 mil americanos que residem no Brasil.

O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, cumpre, em Washington, agenda que reforçará o interesse do governo brasileiro em negociar um acordo de previdência com os Estados Unidos. A negociação começou na segunda-feira (24), por intermédio da equipe técnica do ministério, e visa garantir benefícios previdenciários para os brasileiros que vivem naquele país – cerca de 1,3 milhão de pessoas – e para os 30 mil americanos que residem no Brasil.

Gabas participará de reuniões no Departamento de Estado Americano, no Departamento de Trabalho – ao qual a previdência social americana está subordinada - e terá audiência com diretores da Social Security Administration (SSA), órgão similar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O secretário de Políticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer, coordena os trabalhados da equipe brasileira que, desde segunda-feira, negocia os termos do acordo com técnicos americanos. Segundo Schwarzer, a apresentação dos respectivos sistemas previdenciários, feita nos dois primeiros dias de negociação, confirmou a similaridade entre as normas, o que facilitará o andamento das conversações.
As reuniões terminam nesta sexta-feira, e a previsão é de que nova rodada de negociação ocorra no Brasil, ainda no segundo semestre de 2009 ou no início de 2010.   (Simone Telles)

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900