"Envelhecer é um processo natural e sua ocorrência de forma saudável é essencial para a auto-estima e manutenção da qualidade de vida."
“Envelhecer é um processo natural e sua ocorrência de forma saudável é essencial para a auto-estima e manutenção da qualidade de vida.”
Neste 27 de fevereiro comemora-se o Dia do Idoso.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população brasileira está mais velha. Em relação ao ano de 1996 envelheceu quase 10%. Se há 10 anos os idosos correspondiam a 25% da população total do Brasil, em 2006 aumentou o percentual para 32,4%.
A região Sudeste é a que tem o maior índice de envelhecimento. Em 1996 a porcentagem era de 30,3% (dez anos depois, esse subiu para 40,9%). É evidente, assim, que todos: governo, empresas, a sociedade em geral devem cuidar com atenção das pessoas da terceira idade.
Os benefícios da atividade física na terceira idade
"No indivíduo sedentário, após os 60 anos, ocorre uma importante redução da força nos membros inferiores, com diminuição da velocidade de andar e maior incidência das temidas quedas e fraturas, fator que representa o declínio da saúde dos idosos e marcador de grande fragilidade", explica Dr. Gilson Shinzato, fisiatra do HCor.
A OMS (Organização Mundial da Saúde), apurou que cerca de 10% da população com idade acima de 60 anos sofre algum tipo de acidente doméstico grave. A falta de condicionamento físico também compromete a realização de tarefas simples do cotidiano como se vestir, brincar e cuidar dos netos. "O exercício bem dosado e supervisionado pode reverter esta perda de força, protegendo o idoso de acidentes graves", orienta o fisiatra.
A partir dos 65 anos, idade que a pessoa passa a ser considerada idosa, os músculos ficam mais frágeis e são comuns as quedas, além de outros problemas de saúde típicos da velhice. Por isso, os cuidados físicos e psicológicos devem ser redobrados.
De acordo com o Dr. Shinzato, “os exercícios de flexibilidade e o treinamento de força são fundamentais para reduzir acidentes e lesões degenerativas do aparelho locomotor, bem como são importantes na prevenção e no tratamento de distúrbios como a osteoporose, obesidade e o diabetes". No entanto, todos os tipos de exercícios físicos, especialmente em idosos, devem ser acompanhados por uma equipe médica multidisciplinar. Além disso, é fundamental a presença familiar para o auxílio na manutenção do equilíbrio e da autoconfiança do idoso.
A CASSI em sua Estratégia Saúde da Família possui o programa Plena Idade para idosos joviais. A UNB também dispõe de diversos programas específicos para essa faixa etária.