No dia 19 de maio foi finalmente anunciada a operação que promove a união entre as empresas Perdigão e Sadia, criando a Brasil Foods, maior empresa do ramo no Brasil e uma das 10 maiores no mundo.
No dia 19 de maio foi finalmente anunciada a operação que promove a união entre as empresas Perdigão e Sadia, criando a Brasil Foods, maior empresa do ramo no Brasil e uma das 10 maiores no mundo. A Previ - que já detinha 14,16% do capital da Perdigão e 7,33% da Sadia - será um dos maiores acionistas da nova empresa, e deu total apoio ao processo, acreditando na criação de uma empresa campeã e com forte capacidade de crescimento sobretudo no mercado internacional.
A criação da Brasil Foods é mais uma história de sucesso em que a Previ tem presença destacada. A trajetória da Perdigão representou um excelente exemplo de governança, superação e criação de valor. Criada em 1934, a Perdigão chegou a viver uma grande crise antes de ser adquirida por um grupo de fundos de pensão, por volta de 1996. Sob o controle dos fundos a empresa foi reformulada e gerida por uma equipe liderada por Nildemar Seches, ex-funcionário do BNDES. Desde então a empresa teve uma trajetória de crescimento contínuo, expandindo produtos e fábricas pelo Brasil, crescendo a uma taxa média de 13% ao ano nos últimos 10 anos. Desta maneira, já em 2008 a Perdigão equiparou-se à Sadia em termos de participação no mercado.
Outro aspecto relevante no mesmo período foi a adesão da Perdigão ao Novo Mercado, momento em que a empresa incorporou os mais elevados padrões de governança corporativa, fazendo-a diferenciar-se de seus concorrentes. Em função disso, a empresa vinha sendo melhor avaliada entre os investidores e, conseqüentemente, isso se refletia no valor de suas ações.
Enquanto na Perdigão a Previ tinha presença mais relevante na administração, através de um Acordo de Voto entre os acionistas mais relevantes, na Sadia a participação da Previ se dava essencialmente através de ações preferenciais e na condição de minoritária. Apesar disso, sempre fizemos tudo ao nosso alcance para o crescimento e sucesso das duas empresas.
A união inicia um novo capítulo, com grande potencial. O Brasil é um país que oferece excelentes condições para a produção de alimentos, e a consolidação de duas empresas com excelentes marcas e processos de produção poderá alavancar a conquista de novos mercados. A Previ sente-se confiante neste futuro e feliz de poder contribuir com mais este passo relevante para o Brasil.